quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

feliz ano novo !!!!!!

O Consultório do Povo deseja a todos os seus pacientes, colaboradores e funcionários um ano de 2015 repleto de realizações, felicidade, prosperidade e muitas saúde.
E que nós possamos auxiliar na conquista e manutenção dessa saúde promovendo a vocês um atendimento médico diferenciado, com qualidade, com inovações e com um preço acessível a todos.

Lembramos a todos que iniciaremos nossas atividades no ano de 2015 no dia 2 de janeiro sexta-feira.

Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Funcionamento no final de ano

Nessa última semana do ano o Consultório do Povo irá funcionar segunda e terça-feira normalmente.Na quarta-feira atenderemos somente até as 12h.Quinta feira vamos homenagear todos os TRABALHADORES e não funcionaremos.Sexta-feira e sábado estaremos de portas abertas para começarmos um ano com muita saúde.

Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população.



sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

horário de funcionamento

O Consultório do Povo funcionará normalmente neste sábado a partir de 7h da manhã, com todos os seus serviços funcionando normalmente como consultas , ultrassonografias em geral, biopsias em geral, endoscopias e outros inúmeros serviços.Tudo isso para proporcionar a todos um fim de ano com muita saúde e felicidade.
Consultório do Povo há 15 anos proporcionando uma medicina de qualidade a toda população.
                                         
                                                       Entre em contato conosco:


                                              Blog:www.consultoriodopovo.com.br/blog
                                              tel:(91)32332167/(91)32548274
                                                   (91)92071247/(91)82286664


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal

O Dr.Clayton e toda equipe do Consultório do Povo deseja a todos os seus pacientes um Natal especial, repleto de felicidade e que o verdadeiro  espírito natalino seja exaltado em nossos lares, o do renascimento de JESUS CRISTO.
Por fim desejamos a vocês muita saúde, amor e paz!!!

domingo, 21 de dezembro de 2014

O Pré-Natal

Entenda o que é e qual a importância do pré-natal para uma gravidez tranquila

É incrível pensar que ainda nem todas as gestantes realizem o pré-natal . Por mais que se fale sobre o assunto, algumas mulheres não entendem a importância de acompanhar a evolução da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está avançada ou quando o parto já está próximo.
Mas afinal, porque o pré-natal é tão importante? Bem, é ele quem vai garantir uma gravidez saudável e um parto sem riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê. Com o pré-natal é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, se houver algum problema, detectar precocemente, aumentando as chances de deter o problema. No caso das mães, algumas doenças como a diabetes gestacional e a pré-eclampsia podem aparecer durante a gravidez, trazendo graves conseqüências para a gestante, porém, esses problemas também podem ser controlados com o pré-natal.
Médico realizando exame na gestante - Dmitry Kalinovsky / ShutterStock
Para ajudar as futuras mamães a tirar suas dúvidas e ter uma gravidez mais tranqüila e saudável, o Guia do Bebê preparou um especial sobre o assunto. Aqui você vai encontrar uma resposta para todas as suas perguntas.

COMO FAZER O O PRÉ-NATAL

Antes mesmo de engravidar, deve-se pensar em procurar um médico para orientar e planejar a gestação. Mas como escolher um profissional? 
É fundamental que haja uma relação de confiança entre médico e paciente. Durante a gestação é comum a mulher sentir-se sensível e insegura. Um bom profissional, em quem a gestante confie, poderá ajudá-la a resgatar a força nesse período tão importante da vida.
Se a mulher ainda não tiver um ginecologista de sua confiança, é hora de procurar. Indicações de amigas são sempre bem-vindas. Uma boa ferramenta para buscar informações sobre o profissional é o site do Conselho Regional de Medicina, que traz uma relação de todos os médicos devidamente inscritos no CRM. Estude a vida profissional do médico e certifique-se de que tenha especialização em Ginecologia e Obstetrícia.
A grande maioria dos médicos ginecologistas é também obstetra. Alguns poucos profissionais acabam se dedicando apenas ao atendimento no consultório e não realizam partos. Se for o caso do seu médico, ele deverá indicar um colega para realizar o pré-natal.
O ideal é que antes de engravidar, o casal converse com o médico sobre como será o acompanhamento, se é a favor do parto normal ou cesariana, em quais hospitais atende, se aceita plano de saúde e outras questões práticas. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas com o seu médico.

GESTAÇÃO DE 12 MESES

O conceito “Gravidez de 12 meses” foi criado pelo Dr. Sérgio Peixoto, Professor Associado Livre-docente de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP. Ele sugere que o pré-natal deve começar antes mesmo da concepção. Alguns especialistas concordam que os pais devem procurar orientações médicas e começar a se preparar física e psicologicamente para a gestação ao menos três meses antes de engravidar.
Se os pais estiverem preparados e seguros quanto às mudanças que estão por vir, já que a gravidez mexe muito com a sensibilidade e emoção, as chances da gestação e do parto ser muito mais tranqüilo é bem maior. Além de tirar as dúvidas do casal e passar as informações mais relevantes, a consulta médica antes da gravidez é fundamental, pois serão realizados exames clínicos e laboratoriais para checar a saúde do casal. Caso haja necessidade, eles terão tempo de fazer o tratamento adequado antes da concepção do bebê. 
Na ocasião, o médico fará a atualização das vacinas, indicará exercícios e cuidados com a alimentação dependendo dos hábitos da paciente, e irá verificar se o pai ou a mãe tomam medicamentos, fumam, usam álcool ou algum tipo de droga, ou têm alguma característica genética que seja um fator de risco para a gestação. Se a mãe tem alguma doença preexistente como diabetes ou pressão alta, o médico deverá tomar providências para equilibrar as taxas e prevenir futuras complicações.
O especialista poderá ainda receitar o uso de ácido fólico, que deve ser tomado três meses antes da gestação, com o objetivo de diminuir a incidência de malformações do feto.
Quando o corpo e a alma estiverem em ordem, é hora de parar o método anticoncepcional e engravidar.

QUAIS OS EXAMES DO PRÉ-NATAL

Existe uma lista de exames básicos que toda mulher que engravida deve fazer. A maioria deles são exames de sangue feitos em laboratório como o hemograma completo, para checar se a mulher está com anemia ou infecções, glicemia, para verificar a taxa de glicose no sangue, e algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh. O médico deve ainda solicitar exames de urina e fezes.
Alguns desses exames laboratoriais devem ser repetidos algumas vezes durante a gravidez, como o hemograma, realizado mensalmente, a glicemia, que é repetida na 26ª semana de gestação, além de algumas sorologias para verificar se a mulher foi infectada durante a gravidez.
O ideal é que a gestante realize três ultra-sonografias: uma no primeiro trimestre da gravidez para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre para acompanhar o crescimento fetal. 
Em casos de gestação de risco ou se os resultados dos exames estiverem fora do padrão esperado para aquela fase da gravidez, o médico poderá pedir outros exames adicionais ou repetir alguns de acordo com a necessidade para uma melhor avaliação. 
Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação.

No Consultório do Povo você poderá fazer seu pré-natal com o Dr.Clayton Baeta,e você contará com um ótimo acompanhamento médico e exames de última geração como ultrassonagrafias modernas como a 3D E 4D.


Entre em contato conosco : 
(91) 3233-2167 / 3254-8274
(91) 8129-9645 / 8113-3328
(91) 8125-3736 / 8228-6664
(91) 8403-0956 / 9207-1247

Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população,porque com saúde não se brinca,se cuida!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O CONSULTÓRIO DO POVO funciona de segunda a sábado  de 7h as 18h.
Realizamos os mais variados exames de alta qualidade como endoscopia, biopsia, ultrassonagrafias e outros.
Temos também consultas médicas com clínicos e especialistas como ginecologistas, urologistas, cardiologistas, dermatologistas, e outras disponibilidades.
Faça contato conosco e um dos telefones, whatsapp ,facebook, ou aqui mesmo no meu blog.
Obs:deixe seu email disponível na página do meu blog e receba informações e dicas de saúde todos os dias. 

Contatos:

(91) 3233-2167 / 3254-8274
(91) 8129-9645 / 8113-3328
(91) 8125-3736 / 8228-6664
(91) 8403-0956 / 9207-1247
www.consultoriodopovo.com.br/blog
Facebook:Clayton do Povo



Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população,porque com saúde não se brinca,se cuida!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014


DOENÇAS E SINTOMAS

CÂNCER DE MAMA


Aqui no CONSULTÓRIO DO POVO você poderá ter acesso a vários  exames eficientes para o diagnóstico do câncer de mama como o exame clínico, a Ultrassom da mama, e a biopsia da mama.Para mais informações ligue para:

(91) 3233-2167 / 3254-8274
(91) 8129-9645 / 8113-3328
(91) 8125-3736 / 8228-6664
(91) 8403-0956 / 9207-1247

Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população,porque com saúde não se brinca,se cuida!





Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito
cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).
No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.
Sintomas
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
Diagnóstico
A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.
Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).
Tratamento
As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).
O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.
Recomendações
* Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores  são detectados pela própria paciente;
* Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CÂNCER DE PRÓSTATA




Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Recomendações

* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;

* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;

* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

Aqui no CONSULTÓRIO DO POVO você poderá ter acesso a esses e outros exames eficientes para o diagnóstico de varias enfermidades.Para mais informações ligue para:


(91) 3233-2167 / 3254-8274
(91) 8129-9645 / 8113-3328
(91) 8125-3736 / 8228-6664
(91) 8403-0956 / 9207-1247

Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população,porque com saúde não se brinca,se cuida!

(91) 8129-9645 / 8113-3328
(91) 8125-3736 / 8228-6664
(91) 8403-0956 / 9207-1247


domingo, 14 de dezembro de 2014

Previna-se da gastrite

GASTRITE

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode  ser provocada por diferentes fatores:
* A bactéria Helicobacter pylori foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não existem evidências, porém, que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre esse micro-organismo e a gastrite ou a úlcera. Ou seja, não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento da gastrite ou da úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento;
* Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;
* Consumo de bebidas alcoólicas;
* Gastrite autoimune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Sintomas
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.
A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.
Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.
Diagnóstico
Histórico clínico e endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite. Isso não exclui a necessidade de realizar uma biópsia, isto é, de retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio.
Tratamento
O tratamento da gastrite tem de levar em conta a causa da doença. Como existe associação entre Helicobacter pylori e gastrite, se tratarmos apenas a segunda sem combater o primeiro, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. No entanto, ela diminuirá bastante, se os dois tratamentos ocorrerem simultaneamente.O uso de ácido acetilsalícilico, anti-inflamatórios e álcool deve ser evitado, porque essas substâncias funcionam como fatores de risco para a doença.
A medicação para gastrite pode ser ministrada por via oral e os resultados obtidos costumam ser bastante satisfatórios.
Recomendações
* Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade;
* Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum;
* Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
* Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras;
* Não fume;
* Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
* Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.

No Consultório do Povo você tem um acompanhamento completo para prevenção da gastrite,desde a consulta e endoscopia, até um tratamento diferenciado e muito eficiente.Já são centenas de pacientes que tiveram seus sintomas curados.
Consultório do Povo há 15 anos oferecendo uma medicina de qualidade a toda população,porque com saúde não se brinca,se cuida!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Consultório do povo alerta contra a AIDS.

O Dr.Clayton também apoia a campanha de prevenção a AIDS



Consultório do povo há 15 anos proporcionando medicina de qualidade a toda população!
Venha conosco e nos deixe cuidar de sua saúde...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cuidado com a saúde.



Esse é um mês muito especial, férias e festas de fim de ano!
Contudo não podemos esquecer de cuidar da saúde, por isso permita que eu possa lhe auxiliar nesses assuntos e cuidar do bem mais precioso que é a vida,vamos passar nossas férias e comemorar as festividades de fim de ano  com muita saúde para podermos brindar a chegada de 2015 com uma preocupação a menos.
Venha ao consultório do povo e tenha acesso a consultas, check-ups por meio de exames modernos,  e um atendimento muito especial...
O consultório do povo funciona de segunda a sábado de 7h às 18h
Consultório do povo há 15 anos proporcionando uma medicina moderna a toda população.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Entenda a termografia e os seus benefícios

Termografia

Você sabe a origem da Termografia?
A Termometria ou Termografia é um exame utilizado pela medicina para o estudo das doenças, que teve sua origem na Guerra do Golfo, por ser uma tecnologia que enxerga no escuro, devido a captação do calor emitido pelos corpos, o que possibilitava identificar soldados em áreas de combate.

Para quais diagnósticos é mais indicada?
A Termografia é utilizada para todo o estudo da dor, pois como ela identifica calor, consegue detector, também, qualquer processo inflamatório que esteja ocorrendo no corpo. Entre as doenças que podem ser constatadas estão:     
•    Lesão do Esporte e do Trabalho
•    Risco de AVC e Infarto
•    Síndrome do Túneo do Corpo
•    Diabetes (Pé Diabético)
•    Disfunções do ATM e Dores Orofaciais
•    Síndrome Dolorosa Complexa Regional (Distrofia Simpático Reflexa)
•    Enxaqueca
•    Fibromialgia

Como pode ajudar no tratamento?
A Termografia é uma imagem que documenta a região de dor, facilitando que o médico entenda o que está acontecendo com o paciente com dor crônica e, a partir daí, seja dado o direcionamento do tratamento adequado. Entre os seus benefícios está a possibilidade de analisar com mais rapidez e eficácia se o tratamento está dando resultado ou não.
 

Como se preparar para o exame?

1 - Venha tranquilo e relaxado. Se você tiver ido a uma sessão de hidroterapia, massagem, fisioterapia, ou tiver tomado banho quente, ou ainda tiver feito exercícios físicos ou acupuntura, espere pelo menos três horas para fazer o exame;

2 - 24 horas antes da Termografia só tome os medicamentos estritamente necessários e recomendados por indicação médica. Não tome medicamentos que possam ser suspensos temporariamente (calmantes, analgésicos, anti-inflamatório, medicação para tireoide, etc). Se você estiver sob ação de medicamentos, consulte seu médico ou informe nossa equipe antes de realizar o exame;

3 - No dia do exame não beba café, chá, bebidas alcoólicas, não faça refeições muito calóricas (gordurosas, doces), não fume e nem lave as mãos com água muito fria ou quente.

4 - Não use nenhum tipo de cosmético, desodorante, filtro solar, hidratante, creme na pele na região próxima a que vai ser examinada. Use uma roupa confortável e cômoda, não apertada; evite tecidos artificiais. Não vá com roupas que possam apertar as regiões que vão ser avaliadas (sutiãs, cintas, relógios, anéis, correntes).

5 - Se possível, traga seu histórico médico e outros exames que já tenha feito.

6 - Não venha suado. É conveniente que relaxe aproximadamente 20 minutos, sentado na sala de espera. Não cruze e nem apoie as mãos e as pernas.
Quais as contra-indicações?
Não existe nenhuma contraindicação. Crianças, gestantes e idosos estão aptos a realizar a Termografia sem oferecer nenhum risco à saúde.
Vantagens da Termografia
•    Aplicação Funcional
•    100% seguro
•    Sem risco de dor
•    Sem radiação
•    Sem contraste
•    Avaliação de corpo inteiro





















Tenha acesso a esse exame de última geração por meio do Dr.Clayton Baeta, no Consultório do Povo.
Há mais de 15 anos proporcionando uma medicina de ponta a toda população.

 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014


A tecnologia OligoScan permite que você faça uma análise rápida e precisa dos elementos minerais e metais pesados  ​​de seus pacientes.

A análise é realizada no consultório com um dispositivo chamado espectrofotômetro portátil, aprovado pela OligoScan.

Os dados coletados do paciente são enviados para um seguro servidor central da OligoScan e em 20 segundos  você obtém os resultados.

Este exame é uma técnica revolucionária para verificar o status mineral dos pacientes em tempo real. Para o médico, permite indicar a suplementação mais eficiente e potencializar os benefícios nutricionais a seus pacientes.

Muito indicado para averiguar a presença dos metais pesados, ​​ como chumbo, mercúrio e outros elementos proporcionando agilidade no seu diagnóstico.

OligoScan é a metodologia de teste mais inovadora com o retorno mais rápido dos resultados disponíveis em qualquer lugar no mundo. 

E você poderá ter acesso a esse exame ultra moderno através do Dr.Clayton.
Venha e nos deixe cuidar da sua saúde!

CONSULTÓRIO DO POVO  há 15 anos proporcionando uma medicina de ponta a todos...

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Câncer de estômago

stomach



Câncer/Oncologia/Tumor

Câncer gástrico

05/05/2011
Artigo Original
Câncer gástrico
Nora Manoukian Forones
Professora adjunta da Disciplina de Gastroenterologia da Unifesp-EPM.

Epidemiologia

O câncer gástrico incide com grande frequência no Brasil. Em São Paulo é o primeiro em frequência no sexo masculino, sendo no Brasil o segundo no sexo masculino (o mais frequente é o de pulmão) e o quarto entre mulheres. Em São Paulo, a taxa de mortalidade é de 14 a 30 por 100 mil habitantes; e portanto menor que a do Japão e Chile que é a 30 por 100 mil habitantes, mas maior que a dos EUA, Canadá e Austrália onde é de 5 a 9 por 100 mil habitantes. A neoplasia gástrica é mais frequente nos homens (2:1), principalmente após a sexta década.

A ingestão de alimentos preservados no sal ou defumados e de condimentos são considerados os principais fatores de risco. Estes envolvem na sua preparação, a produção de nitrosaminas que são potencialmente carcinogênicas. Alimentos contaminados com fungos produzem aflatoxinas que também são substâncias carcinogênicas. Por outro lado são considerados fatores protetores vegetais e frutas frescas.

A infecção pelo Helicobacter é detectada no soro de doentes com adenocarcinoma gástrico do tipo intestinal (de antro gástrico) em 69% a 95% dos doentes. Não parece haver correlação entre câncer gástrico do tipo difuso e presença do H. pylori. A infestação nos indivíduos durante a infância parece ser fator de risco importante na gênese deste câncer e pode explicar a maior frequência em regiões mais pobres. A participação da bactéria na gênese do câncer pode também explicar a relação entre a diminuição mundial do número de casos de câncer de estômago e a melhor conservação dos alimentos, principalmente nos países desenvolvidos.

Os pacientes gastrectomizados para tratamento de doença benigna gástrica ou duodenal têm um risco maior de desenvolver neoplasia no coto gástrico decorridos 15 anos de cirurgia. A antrectomia acarreta diminuição da secreção cloridro-péptica, refluxo de secreção pancreática e biliar e por fim metaplasia intestinal. O aparecimento da neoplasia em pacientes submetidos e gastrectomia a BII é de quatro vezes o esperado após 15 a 25 anos de cirurgia. A gastrite atrófica está presente na maioria dos doentes com câncer.

Menos que 10% dos pólipos gástricos são adenomas e podem ser considerados lesões pré-malignas. Com menor frequência, outros fatores de risco são apontados. Síndrome de Peutz-Jeghers, caracterizada por manchas melanodérmicas na mucosa oral, nos lábios e múltiplos pólipos hamartomatosos do trato gastrointestinal superior. Estes pólipos podem evoluir, numa pequena porcentagem de casos, para câncer gástrico. Entre os doentes com anemia perniciosa, 10% deles morrem por neoplasia gástrica. Porém, apenas uma pequena parcela de pacientes com neoplasia gástrica têm anemia perniciosa. A gastrite atrófica é sempre encontrada em pacientes com anemia perniciosa. A gastrite crônica atrófica com metaplasia intestinal tem sido correlacionada com o desenvolvimento do câncer gástrico.

Quanto à hereditariedade, observa-se que familiares de pacientes com neoplasia gástrica apresentam risco de duas a quatro vezes maior de desenvolver a neoplasia.

Anatomia patológica

O tipo histológico mais comum é o adenocarcinoma (95% das neoplasias gástricas). Os 5% restantes compreendem os leiomiossarcomas e os linfomas. Dos adenocarcinomas, aproximadamente 75% são ulcerados, 10% são polipóides, 10% são esquirrosos (localizados ou infiltrativos sob a forma de linite plástica) e 5% se encontram sob a forma de disseminação superficial.

Ao adenocarcinoma restrito a mucosa ou a submucosa se dá o nome de câncer gástrico precoce. O adenocarcinoma gástrico se localiza mais frequentemente na região do antro, seguido das regiões do corpo, fundo e cárdia.

O câncer gástrico pode ser classificado segundo seu aspecto macroscópico pela classificação de Bormann, em 1926, muito utilizada pelo endoscopista em quatro tipos:

I - Vegetante, protruso ou polipóide;
II - Ulcerado bem delimitado;
III - Ulcerado infiltrativo;
IV - Infiltrativo ou tipo esquirroso que pode invadir grande extensão do estômago, também chamado de linite plástica.

Para o câncer gástrico precoce, a classificação da Sociedade Japonesa de Endoscopia Gastroenterológica (1962), classifica a lesão em:

a. Tipo I: elevado ou polipóide;
b. Tipo II: superficial, que se divide em três subtipos:
IIa- tipo superficialmente elevado;
IIb- tipo plano;
IIc- tipo deprimido;
c. Tipo III: tipo ulcerado ou escavado;
d. Mistos: quando há associação de mais de um tipo; o mais frequente é o IIc + III.

O câncer gástrico pode ser dividido ainda em dois tipos histopatológicos fundamentais pela classificação de Lauren:

a) Tipo intestinal ou indiferenciado: se origina a partir da mucosa metaplásica intestinal, em nível do estômago e que, do ponto de vista histopatológico, é constituído pelo adenocarcinoma papilotubular e pelo tubular, ambos ao se instalarem seguem a diferenciação própria do epitélio tipo intestinal em geral;

b) Tipo difuso, diferenciado ou infiltrativo: constituindo-se histopatologicamente da forma mucocelular, que se origina da mucosa gástrica normal e que segue o curso de diferenciação da mucosa normal.

História clínica

O início do quadro cursa silenciosamente, podendo ocorrer dor epigástrica relacionada ou não com os alimentos, que não é muito valorizada pelo paciente e que não melhora com o uso de antiácidos. Com a evolução da neoplasia, começam a aparecer anorexia e emagrecimento. Nos estágios mais avançados os doentes podem apresentar disfagia, quando as lesões se localizam na junção esofagogástrica ou ainda vômitos de estase nas lesões obstrutivas de antro. A hematêmese e melena não são comuns.

Nos estádios iniciais, o exame físico pode ser normal. Nos estádios mais avançados podemos encontrar linfonodos palpáveis e endurecidos por metástase ganglionar, na região supraclavicular esquerda (gânglio de Virchow), no linfonodo axilar anterior esquerdo ou nas regiões inguinais. Podem ocorrer, também, metástase ovariana (tumor de Krukenberg). Também podemos observar icterícia e hepatomegalia decorrente de metástases hepáticas. Tumoração abdominal palpável, principalmente nos tumores de localização antral, ascite e massa fundo-de-saco (implante peritoneal) ao toque retal pode ser observada.

Diagnóstico

O quadro clínico e a endoscopia digestiva alta que possibilita a realização da biópsia gástrica, definem o diagnóstico. Diante de uma úlcera gástrica o diagnóstico diferencial entre uma úlcera benigna péptica e uma úlcera neoplásica se impõe. Esta diferença é feita pelo aspecto da lesão e principalmente pelo anatomopatológico. Nas úlceras gástricas pépticas a endoscopia de controle, mostrando cicatrização da mesma, torna-se necessária. O estudo radiográfico contrastado do trato digestivo alto proporciona a localização da lesão neoplásica, sua extensão, presença de obstrução, invasão por continuidade ao esôfago ou duodeno e infiltração da parede do estômago.

A ecoendoscopia associa o método ultra-sonográfico ao endoscópico e possibilita a avaliação da extensão da neoplasia nas diferentes túnicas do estômago (mucosa, submucosa, muscular e serosa), auxiliando previamente o cirurgião no ato operatório, mas não é um método disponível em todos os serviços. As lesões estenosantes do estômago impedem a feitura deste exame. Tem sua principal indicação no diagnóstico do câncer precoce auxiliando no diagnóstico da extensão da lesão.

Estadiamento

Realizado o diagnóstico de neoplasia gástrica, deve-se efetuar o estadiamento pré-operatório que envolve vários exames complementares com o objetivo de analisar a extensão da doença, assim como avaliar a presença ou não de lesões a distância. O estádio clínico permite a escolha da conduta. Os exames necessários no estadiamento clínico da doença são: ultra-som abdominal e/ou tomografia computadorizada do abdome e os raios X de tórax. O ultra-som abdominal permite identificar massas intra-abdominais, adenomegalias e ascite. A tomografia computadorizada evidencia o comprometimento do estômago, tecidos perigástricos principalmente a extensão da invasão direta do tumor a órgãos contíguos (pâncreas, cólon, retroperitônio) e metástases hepáticas. O exame laparoscópico fornece dados em relação ao local e extensão da invasão neoplásica, permite a visualização de lesões peritoneais, de possíveis metástases hepáticas, assim como a coleta de líquido de ascite, evitando cirurgias desnecessárias. Os marcadores que podem ser utilizados para câncer de estômago são CEA, CA19-9 e CA 72-4. O CEA e o CA19-9 têm sensibilidade inferior a 30% no câncer gástrico e o CA72-4 de 50%, por isso não permitem o diagnóstico precoce da doença. Estudos mais recentes mostram que o CA72-4 pode ser útil na monitorização de doentes tratados.

Após a ressecção cirúrgica e avaliação anatomopatológica, a doença pode ser estadiada, segundo a classificação TNM em:

Tumor primário (T)

- TX - tumor primário não passível de avaliação
- TO - não encontrada evidência de tumor primário
- TIS - carcinoma in situ: tumor intra-epitelial que não chega a invadir a lâmina própria
- T1 - tumor invade a lâmina própria ou a submucosa
- T2 - tumor invade a muscular da mucosa ou a subserosa
- T3 - tumor invade a serosa (peritônio visceral), sem invadir estruturas vizinhas
- T4 - tumor invade estruturas adjacentes

Linfonodos regionais (N)

- NX - linfonodos não passíveis de avaliação
- NO - linfonodos não comprometidos
- N1 - metástases em linfonodos perigástricos, situados a menos de 3 cm da borda do tumor 1ário
- N2 - metástases em linfonodos perigástricos situados a mais de 3 cm da borda do tumor 1ário, ou em linfonodos situados ao longo das artérias gástrica esquerda, hepática comum, esplênica ou do tronco celíaco

Metástases à distância (M)

- MX - a presença de metástase à distância não é passível de avaliação
- MO - ausência de metástase à distância
- M1 - presença de metástase à distância (a antiga categoria N3 é atualmente considerada como sendo metástase à distância (linfonodos paraórticos, hepatoduodenais, retropancreáticos e mesentéricas).

TABELA1

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico radical ainda é a única forma de tratamento que oferece chance de cura da neoplasia e tem por finalidade, além da remoção do câncer, a toalete linfonodal e a remoção de órgãos vizinhos desde que comprometidos macroscopicamente para posterior estudo anatomopatológico e realização do estadiamento pós-cirúrgico. Apesar destes procedimentos, os resultados não têm sido satisfatórios, pois a sobrevida após cinco anos é de 10% a 20%. No câncer gástrico precoce, utilizando-se a ressecção cirúrgica ou a mucosectomia por via endoscópica, pode-se obter a cura na maioria dos casos.

Tratamento quimioterápico

A quimioterapia é indicada quando não for possível a ressecção cirúrgica do tumor ou quando a sua retirada for incompleta ou, ainda, na presença de metástases. O objetivo da quimioterapia é aumentar a sobrevida, melhorar a qualidade de vida ou, ainda, aumentar o índice de ressecabilidade. Os esquemas quimioterápicos FAM (5-fluoracil, adriamicina e mitocina), FAMe (onde a mitocina é substituída pelo metotrexate), ELF (etoposide, leucovorin e 5-fluoracil), EAP (etoposide, adriamicina e cisplatina) foram estudados em vários centros com respostas que variaram entre 20% e 50%, mas por um período curto de acompanhamento e com sobrevida média de seis meses a um ano. O uso do paclitaxel pode ser uma alternativa terapêutica nos tumores gástricos avançados. O tratamento adjuvante após ressecção cirúrgica total do tumor pode ser indicada nos tumores com grande risco de recidiva, ou seja, nos tumores estádio III. Este tratamento não é realizado em todos os centros por que a maioria dos estudos randomizados não demonstraram sobrevida maior que os doentes tratados unicamente com cirurgia como única forma de tratamento.

Fonte:

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1050

Não se descuidem!!!

Mesmo passado as campanhas referentes ao outubro rosa e novembro azul,relacionadas respectivamente ao câncer de mama e câncer de próstata,não podemos descuidar dessas enfermidades que matam milhares de pessoas em nosso Estado.
Por isso, previnam se e regularmente realizem os exames preventivos no consultório do povo.Lá você realiza seus exames em equipamentos super modernos e com preço que cabe no seu bolso.

Boas vindas!!!

       Bem vindos ao blog do Dr.Clayton Baeta!

       Por meio deste canal de comunicação iremos esclarecer dúvidas, a fim de manter um contato mais próximo com os pacientes e ajudá-los no que for possível.
       Além disso,terei o enorme prazer em sugerir dicas de saúde e cuidados que todos devemos no dia a dia...
       Nesse espaço você poderá contribuir com sugestões, críticas e elogios.
       Espero,realmente que esse blog nos aproxime cada vez mais e possa estreitar nossa amizade,pois lembrem-se: além de seu médico sou o seu amigo!