por Mariana Bueno
Você costuma usar absorvente interno e acredita que o método é totalmente eficaz para você, já que nunca teve problemas para colocar ou retirar? Saiba que é possível que ele esteja deixando pedaços de algodão dentro da sua vagina e, consequentemente, causando alguns problemas.
Perigos do absorvente interno
Antes de se alarmar, é importante saber que essa possibilidade é remota e bastante rara, mas pode mesmo acontecer. E, caso fiquem pedacinhos do absorvente, é possível que eles favoreçam o surgimento de infecções e mau cheiro na vagina.
Isso ocorre porque o sangue é um material orgânico e, se ficar muito tempo em contato com o algodão do absorvente interno, vai favorecer o crescimento de bactérias. Já o mau cheiro pode surgir porque o sangue que estiver no algodão entrará em processo natural de necrose, o que causará o odor. "Ao retirar o absorvente interno é preciso olhar para ver se ele saiu inteiro ou se há algum fragmento faltando", orienta a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, de São Paulo.
Absorvente causa infecção?
Outra recomendação médica, segundo o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj), é trocar o absorvente interno em um intervalo máximo de oito horas, que pode ser menor caso o fluxo seja muito intenso.
Caso o absorvente fique por muito tempo, o risco de infecção é aumentado, pois as bactérias podem subir pelo sangue da menstruação e acometer o útero da paciente. "Uma das consequências mais graves é a Síndrome do Choque Tóxico (SCT), cujos sintomas são febre, mal estar, tremores, calafrios, hipotensão, taquicardia, dor muscular, manchas na pele e infecção generalizada, com risco de morte", explica a médica.
Como evitar o problema
Para que não aconteça de o absorvente sumir dentro do corpo ou mesmo de soltar pedaços de algodão, a recomendação é colocá-lo da maneira correta, pressionando o mais profundamente possível em direção às costas ao entrar na vagina, pois a vagina é ligeiramente inclinada para trás. "Ao final da aplicação, nenhuma parte do absorvente deve ser visível ou sentida do lado de fora da vagina, somente o fio de retirada. Se ele for usado corretamente, não ficará nenhum pedaço dentro da mulher", garante.
Mas se perceber que a cordinha arrebentou e não conseguir retirá-lo, a recomendação é procurar um ginecologista com urgência. "Em geral, dentro de um período de 12h a 24h não há maiores problemas. A possibilidade de infecção é se a cordinha arrebentar e ele ficar lá dentro por vários dias", finaliza o médico.
Créditos: www.bolsademulher.com Imagens:THINKSTOCK
Consultório do Povo, há mais de 15 anos promovendo acesso a uma medicina de qualidade a todos!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
setembro
(21)
- 3 sinais perigosos no seu cocô que indicam que voc...
- 8 sinais que seu corpo dá de que você está consumi...
- Quando precoce, câncer de mama tem 98% de chances ...
- Estudo sugere que azeite de oliva diminui riscos d...
- Incrível: formato dos alimentos tem relação com ór...
- Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o es...
- Teste de 5 minutos mostra se você tem primeiros si...
- Esfoliante caseiro para bumbum lisinho: receita ex...
- Você pode contrair doenças graves ao compartilhar ...
- Menstruação prolongada: o que pode ser? Veja o que...
- Absorvente interno pode soltar algodão e causar 2 ...
- Maçã e tomate podem ser grandes 'aliados' contra o...
- Cabelo branco precoce: coisas que você precisa saber
- Você sabe o que é intolerância à lactose? Entenda ...
- Pílula não é só riscos e pode despencar suas chanc...
- Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o ...
- 5000 visualizações !!!
- 6 fatos sobre celulites que você PRECISA saber se ...
- Entenda o que acontece com o corpo no treino aerób...
- Despertar no meio da madrugada pode indicar que ho...
- Dormir após o almoço reduz chances de ataque cardí...
-
▼
setembro
(21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário