por Marianna Feiteiro
A prática de exercícios físicos invariavelmente leva à queima de calorias e emagrecimento. Entretanto, saber exatamente como esse processo se dá pode ajudar você a ter maior controle do seu gasto calórico e realizar o exercício da maneira ideal para potencializar a queima de gordura.
Saiba o que acontece com seu organismo quando você pratica atividades aeróbicas como corrida, caminhada, pedalada, dança, etc.
Primeiros 30 minutos
Segundo explica o educador físico Luciano Colla, proprietário da Fitness Evolutions Academia, no Guarujá (litoral de SP), o corpo requer um tempo de esforço mínimo até chegar ao sistema aeróbio cardio. No início do exercício, a frequência cardíaca aumenta devido a esse esforço.
“O corpo precisa trabalhar mais rapidamente para suprir o que é exigido na atividade, como maior oxigenação e oferta de nutrientes”, descreve o profissional. É por isso que o metabolismo acelera. Neste período inicial, o organismo utiliza os nutrientes já consumidos e processados a partir de nossa alimentação diária.
Depois de 30 minutos
“A partir de 30 minutos de atividade aeróbica, a frequência cardíaca se estabiliza, o que classifica a zona de treinamento aeróbio”, explica o educador físico. Deste momento em diante, o corpo passa a utilizar a gordura, que é reserva não utilizada, como fonte de energia.
“Essa gordura é novamente convertida em energia, iniciando o processo de queima”, aponta Luciano.
Pós-exercício
Após o fim do exercício, o corpo continua em ritmo acelerado, queimando calorias de forma elevada por mais 30 minutos. Depois disso, retorna à sua frequência cardíaca de repouso.
Alimentação
A refeição pré-treino é importantíssima para garantir o melhor resultado. Alimentar-se antes da atividade evita perda de massa magra e garante maior desempenho. Luciano recomenda a ingestão de um carboidrato de fácil absorção de 30 a 60 minutos antes do treino, que irá a energia inicial necessária para a realização da atividade. Batata-doce, frutas e tapioca são exemplos deste tipo de carboidrato.
O segredo para o emagrecimento, no entanto, está na quantidade consumida neste horário, sendo que cada pessoa tem uma necessidade específica. Por isso, é fundamental consultar um profissional em nutrição e descobrir a oferta ideal para o seu caso.
Malhar em jejum é uma prática desaconselhada por Luciano e inúmeros outros profissionais da saúde por ser perigosa. “Não acelera o metabolismo, pelo contrário, prejudica. O corpo necessita de energia para dar o impulso inicial. Nosso organismo é como um carro: sem combustível, não funciona”, alerta.
Musculação antes ou depois do aeróbio?
O ideal, segundo o especialista, é realizar o exercício aeróbico depois do anaeróbio (musculação ou outro treino de força). Isso faz com que, durante a musculação, os nutrientes ingeridos sejam conduzidos e utilizados pelos músculos, melhorando seu desempenho e eficiência. Depois, no momento do aeróbio, o corpo já estará utilizando as reservas de gordura como fonte de energia, o que seguirá ocorrendo durante toda a atividade, potencializando a queima.
“É recomendado que o praticante inicie qualquer atividade de forma devagar e vá aumentando a intensidade gradativamente. Exigir muito do coração pode ser perigoso: o órgão precisa ter um bom desenvolvimento junto ao corpo”, alerta o educador. “Minha dica para quem está começando é iniciar em pequenas doses até atingir o condicionamento físico adequado, protegendo-se, assim, contra lesões. Isso também garante que você tomará maior gosto pela atividade e queira cada vez mais superar seus limites”, completa o profissional.
Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: THINKSTOCK
CONSULTÓRIO DO POVO HÁ MAIS DE 15 ANOS PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE A TODA A POPULAÇÃO.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
setembro
(21)
- 3 sinais perigosos no seu cocô que indicam que voc...
- 8 sinais que seu corpo dá de que você está consumi...
- Quando precoce, câncer de mama tem 98% de chances ...
- Estudo sugere que azeite de oliva diminui riscos d...
- Incrível: formato dos alimentos tem relação com ór...
- Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o es...
- Teste de 5 minutos mostra se você tem primeiros si...
- Esfoliante caseiro para bumbum lisinho: receita ex...
- Você pode contrair doenças graves ao compartilhar ...
- Menstruação prolongada: o que pode ser? Veja o que...
- Absorvente interno pode soltar algodão e causar 2 ...
- Maçã e tomate podem ser grandes 'aliados' contra o...
- Cabelo branco precoce: coisas que você precisa saber
- Você sabe o que é intolerância à lactose? Entenda ...
- Pílula não é só riscos e pode despencar suas chanc...
- Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o ...
- 5000 visualizações !!!
- 6 fatos sobre celulites que você PRECISA saber se ...
- Entenda o que acontece com o corpo no treino aerób...
- Despertar no meio da madrugada pode indicar que ho...
- Dormir após o almoço reduz chances de ataque cardí...
-
▼
setembro
(21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário