por Jaqueline Rodrigues
A maior articulação do corpo humano é a do joelho. É ela que sustenta e absorve a maior parte do impacto nos membros inferiores e também suporta quase todo o peso do corpo quando estamos em pé. Por isso, a articulação dos joelhos está sempre mais suscetível a lesões. Mas isso não quer dizer que os exercícios físicos precisam ser interrompidos para quem sofre com o problema, desde que sejam realizados com cautela, atenção e supervisão.
Antes de praticar qualquer atividade física, é preciso levar em consideração a causa da dor no joelho. O mais seguro é fazer algo que fortaleça a musculatura da parte anterior da coxa e exercite a contração dos músculos, assim como os exercícios isométricos e os realizados sem dobrar o joelho.
Cuidado nas atividades
São os movimentos errados e a postura inadequada os fatores mais prejudiciais para a saúde do joelho. No entanto, exercitar os músculos pode auxiliar na melhora e funcionamento da estrutura do local. Exercícios com pequenos ângulos de movimentação devem ser realizados com cautela, os com grandes angulações de movimento são contraindicados, pois podem agravar as dores e a lesão.
Movimentos para evitar
1. Exercícios que envolvem o agachamento ou o legpress com excessiva flexão de joelhos podem forçar a cartilagem da patela, meniscos, tendões e ligamentos. Além disso, a pessoa ainda pode desenvolver a tendinopatia, uma inflamação nos tendões.
2. A cadeira extensora utilizada nos treinos e na aula de musculação também pode pressionar a cartilagem e acelerar o processo de degeneração.
3. Já os exercícios de flexões de joelho que trabalham os músculos posteriores das coxas (isquiotibiais) quando realizados com carga em excesso podem desequilibrar o alinhamento dinâmico de todo o membro inferior.
Os exercícios mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior da coxa (quadríceps), os músculos da parte posterior da coxa (isquiotibiais) leves e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de SLR (do inglês, Straight Leg Raise - elevação da perna estendida). Aqueles feitos apenas com contração dos músculos, os isométricos, sem flexionar o joelho, também são boas opções.
Créditos: www.boslsademulher.com Imagens:THINKSTOCK
Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
dezembro
(12)
- Cientistas definiram 5 sinais que indicam que uma ...
- Alerta: síndrome rara causada pelo zika vírus tem ...
- Veja fatos sobre câncer de pênis que todos os home...
- 3 PIORES exercícios para quem tem dores nos joelho...
- Depilação perto de mucosas da vagina faz mal? Quai...
- Como sei se estou com dengue, chikungunya ou zika?...
- Seus pés nunca ficarão macios se você comete esse ...
- Ana Maria tira tumor: apresentadora fala abertamen...
- Dores no sexo: o que é incômodo no útero ou cólica...
- Como é o diagnóstico da microcefalia por zika víru...
- Nova camisinha de hidrogel é capaz de matar vírus ...
- Estudo nega diferenças entre cérebros de homens e ...
-
▼
dezembro
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário