segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Como sei se estou com dengue, chikungunya ou zika? Diferencie os sintomas

por Paulo Nobuo

Parece incrível imaginar, mas um mosquito fêmea com apenas 3mm de comprimento e 5mm de largura é capaz de provocar grandes surtos de doenças graves como dengue, chikungunya ou zika. Com ovos que podem sobreviver sem água por 450 dias, o Aedes aegypti é “insaciável” e, um único mosquito, pode infectar 300 pessoas em apenas 45 dias.
Se você ou alguém próximo acredita que foi picado pelo mosquito, pode ficar em dúvida se está com dengue, chikungunya ou zika vírus. A primeira coisa a se fazer é consultar imediatamente um médico para conhecer o diagnóstico certeiro e, consequentemente, apostar no tratamento mais indicado. Confira os principais sintomas de cada doença:

Sintomas da dengue: febre alta (39° a 40°) de início repentino e duração de até 48h. O paciente ainda pode apresentar dores de cabeça, musculares e na barriga, náuseas, dificuldade para ingerir líquidos e manchas vermelhas no corpo.

Sintomas do zika vírus: febre baixa, manchas vermelhas na pele, vermelhidão nos olhos, conjuntivite e dor de cabeça. Vale lembrar, no entanto, que somente 18% das pessoas infectadas apresentam sintomas.

Sintomas da chikungunya: febre súbita acima de 38,5ºC, manchas avermelhadas na pele, inchaço e dor intensa principalmente nas falanges, tornozelos, pulsos, joelhos, ombros e coluna.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: THINKSTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário