por Paulo Nobuo
PIOTR MARCINSKI/SHUTTERSTOCK
O que não mata, engorda. Você certamente ouviu o conselho na infância, acompanhado com a explicação da regra dos 5 segundos, que indicaria que, se o alimento que caiu no chão não ficou mais que esse tempo no solo, ele não oferece riscos para a saúde se ingerido. Mas será que a sabedoria popular combina com descoberta da ciência sobre o caso?
Comer comida que caiu no chão: pode?
De acordo com pesquisas reunidas pelo site da rede CNN, o tempo em que o alimento fica no chão é pouco relevante para determinar a contaminação. O que mais importa, neste caso, é a quantidade de bactérias presente no solo. Ou seja, se a comida cai sobre uma superfície mais suja, ela estará mais contaminada, independente do tempo de permanência.
SERGIY KUZMIN/SHUTTERSTOCK
Foi descoberto também que o tipo de solo faz diferença. Tapetes, por exemplo, parecem oferecer menos riscos do que um chão de madeira ou azulejo. Do ponto de vista da segurança alimentar, se você tem milhões ou mais células em uma superfície, 0,1% delas já é o suficiente para promover uma contaminação. Além disso, certos tipos de bactérias são extremamente perigosos e apenas uma pequena quantidade pode te deixar doente.
Os casos de contaminação e doenças através da ingestão de um alimento que caiu no chão são bastante raros e, se você segue a regra dos 5 segundos, normalmente estará segura quando o acidente acontece dentro de casa. Na rua ou em locais públicos, no entanto, o melhor mesmo é descartar a comida e ignorar o mito popular.
Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade para toda população de Belém. Cobrando apenas um preço justo por isso!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
junho
(16)
- Dor na boca do estômago: o que pode ser? Devo me p...
- Microcefalia: antibiótico comum poderia impedir qu...
- Passar menos tempo na cama para acumular cansaço é...
- Intestino preso pode ser sintoma de uma DST comum
- 7 coisas que você faz aos finais de semana e deton...
- Faz mal dormir logo após a refeição?
- Regra dos 5 segundos quando um alimento cai no chã...
- Tomar ou não café da manhã antes de ir para a acad...
- Pelos pubianos protegem contra DSTs? Desvende esse...
- Redução de alergias e um coração mais saudável: Co...
- Você lava as mãos após sair da academia? Saiba por...
- Se você tem crises frequentes de dor de cabeça, es...
- Sinto muito sono durante o dia: 3 causas comuns e ...
- 3 lições imprescindíveis para quem deseja combater...
- Mel é o pior pesadelo das bactérias e remédio natu...
- Soltar pum faz bem para você! Entenda por que você...
-
▼
junho
(16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário