por Redação
THARAKORN / SHUTTERSTOCK
Ter um sono de qualidade é essencial para que o organismo funcione bem. Isto porque é durante a noite que o corpo produz uma série de hormônios responsáveis pelo seu funcionamento, além de recompor suas reservas energéticas. Por isso, sentir muito sono durante o dia pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem com sua saúde.
De acordo com a Dra. Luciana Mello, otorrinolaringologista especialista no sono, embora episódios de bocejos e sonolência durante o dia sejam comuns, quando eles se tornam frequentes é preciso atenção.
Sono excessivo durante o dia: o que pode ser?
Causas comuns
Como explica, existem três motivos comuns para que um indivíduo fique sonolento durante o dia:
O primeiro deles e mais recorrente é a noite mal dormida. O horário de deitar, a iluminação do quarto e os ruídos podem interferir na qualidade do sono e, consequentemente, provocar sonolência diurna.
A alimentação é outra causa comum do problema. Isto porque, além de uma alimentação pesada afetar o sono durante a noite, determinados alimentos, especialmente aqueles de alto índice glicêmico, são rapidamente digeridos e, por isso, em pouco tempo deixam o corpo sem energia, contribuindo para que o indivíduo sinta sono.
Já o terceiro fator é o uso de medicamentos. Diversas fórmulas podem afetar o sono durante a noite ou ainda aumentar o cansaço durante o dia. Entre elas estão os analgésicos, os antialérgicos e os antigripais, por exemplo.
A médica diz, no entanto, que embora essas causas possam ser consideradas normais, o individuo deve se esforçar para suprimi-las e voltar a dormir bem.
Causas que merecem atenção
FMAH14 / SHUTTERSTOCK
Sono durante o dia pode ser resultado de uma noite mal dormida. Mas, também sinal de disfunções
Mas, sentir muito sono durante o dia pode ser indício de outras doenças. A especialista ressalta três:
Depressão
Narcolepsia (doença caracterizada por ataques de sono irresistíveis durante o dia e paralisia do sono, dentre outros sintomas)
Apneia do sono (distúrbio que faz o paciente parar de respirar rapidamente durante a noite, repetidamente)
“Essas doenças podem desencadear o problema e, por isso, é sempre importante ficar atento aos sinais dados pelo organismo”, comenta a médica. As disfunções impedem que o paciente durma bem durante a noite, gerando sono excessivo durante o dia.
Para evitar que a vida escolar ou profissional e social seja afetada, Dra. Luciana orienta que aqueles que notarem qualquer diferença habitual devem procurar atendimento médico para investigar e tratar a causa. “Se o sintoma aparece com frequência, é preciso investigar o paciente para quantificar sua sonolência. Uma boa análise com dados de hábitos diurnos e noturnos, além da aplicação de questionários que avaliam a chance de dormir em determinadas situações, é muito útil nessa avaliação”, finaliza.
Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo acesso a saúde de qualidade para toda população de Belém. E cobrando apenas um preço justo!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
junho
(16)
- Dor na boca do estômago: o que pode ser? Devo me p...
- Microcefalia: antibiótico comum poderia impedir qu...
- Passar menos tempo na cama para acumular cansaço é...
- Intestino preso pode ser sintoma de uma DST comum
- 7 coisas que você faz aos finais de semana e deton...
- Faz mal dormir logo após a refeição?
- Regra dos 5 segundos quando um alimento cai no chã...
- Tomar ou não café da manhã antes de ir para a acad...
- Pelos pubianos protegem contra DSTs? Desvende esse...
- Redução de alergias e um coração mais saudável: Co...
- Você lava as mãos após sair da academia? Saiba por...
- Se você tem crises frequentes de dor de cabeça, es...
- Sinto muito sono durante o dia: 3 causas comuns e ...
- 3 lições imprescindíveis para quem deseja combater...
- Mel é o pior pesadelo das bactérias e remédio natu...
- Soltar pum faz bem para você! Entenda por que você...
-
▼
junho
(16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário