por Camila Silva
É durante a infância que a gente tem mais chance de experimentar as coisas sem muito preconceito, para se acostumar com alguns hábitos já desde cedo. Na alimentação não é diferente. Se você oferece variedade e alimentos saudáveis com naturalidade e exemplo, quer dizer, compartilha dos mesmos hábitos, é muito mais fácil que a criança se torne um adulto com um paladar adaptado aos sabores mais orgânicos da vida.
Veja 6 práticas para estimular bons hábitos alimentares nas crianças:
1. Equilibre o prato: Na hora de servir, escolha uma porção apenas de cada grupo alimentar para colocar no prato. Assim, é mais fácil acertar no tamanho das refeições, para que caibam os quatro grupos no prato: fibras nas formas de vegetais crus e vegetais cozidos, proteínas e carboidratos.
2. Recompense bem: Nunca presenteie a criança nem demonstre afeto ou cuidado oferecendo alimentos doces e açucarados. Existem outras formas de demonstrar carinho e atenção, mesmo na cozinha. Vocês podem preparar diversas receitas simples, mas muito saudáveis juntas.
3. Incentive o movimento: A Organização Mundial de Saúde recomenda uma hora de atividade física diária entre os 5 e 17 anos. Portanto, mesmo que não seja possível investir em tantas atividades extracurriculares e no contra-turno da escola, arranje um espacinho para liberar uma brincadeira mais movimentada como o esconde-esconde e o futebol.
4. Possibilite opções: Incentive a variedade do cardápio, proporcione que a criança experimente diferentes alimentos de um mesmo grupo. E, às vezes, de formas diferentes de preparo. É normal a gente estranhar berinjela cozida de um jeito, mas adorar preparada de outro. A criança precisa ter chance de tentar gostar.
5. Dê o exemplo: Quando a família inteira desfruta dos mesmos hábitos e come todos juntos a mesma refeição equilibrada, fica muito mais fácil se adaptar e desenvolver o paladar. Testem receitas novas, considerem as sugestões de todos.
6. Cuidado com lanche: Na hora de arrumar a lancheira, priorize também um componente apenas de cada grupo alimentar: carboidrato (pão ou biscoito), proteína (queijo ou iogurte) e fibra (fruta, cereal, granola).
Todos os direitos reservados a: www.bolsademulher.com Imagens:THINKSTOCK
Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
novembro
(12)
- Como ficar mais bronzeada sem correr riscos com o ...
- Claudia Leitte vira polêmica por comentário infeli...
- Como grávidas podem evitar zika vírus e proteger o...
- 8 exames de rotina que as mulheres deveriam fazer:...
- 6 atitudes que você pode ter para impedir que seu ...
- Cientistas descobrem nova DST: como saber se você ...
- Suco que ajuda a relaxar faz com que você evite AT...
- 4 pontos para entender o surto de microcefalia no ...
- Diabetes pode não dar sinais e detonar sua saúde; ...
- 12 coisas que mais dão caspa: vai te surpreender q...
- Médica dos famosos ensina segredos para exterminar...
- Síndrome de Hulk: o que é o Transtorno Explosivo I...
-
▼
novembro
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário