COMO MONTAR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL, SEM COMPLICAÇÕES
As mães estão cada vez mais atentas ao que os filhos levam para comer na escola. Pudera. Uma alimentação saudável é o primeiro passo para que eles se desenvolvam e cresçam longe de epidemias mundiais, como a obesidade.
De acordo com dados de um estudo publicado recentemente na revista científica The Lancet, o número de pessoas acima do peso ideal está crescendo no planeta. E o Brasil é um dos países no topo da lista da obesidade: ocupa o quinto lugar, atrás de Estados Unidos, China, Índia e Rússia.
Por aqui, 60 milhões de brasileiros estão acima do peso, e 22 milhões são considerados obesos, resultado do consumo de comidas muito calóricas, com excesso de açúcar e gordura. Um dos pontos que mais chamam a atenção na pesquisa é o aumento de 47% na taxa de obesidade entre crianças e jovens.
Na correria da vida moderna, quem nunca se viu tentada a mandar um suco de caixinha e um bolo industrializado como merenda? Para complicar, diversas dessas guloseimas são gostosas! Muitas vezes, ao começar a seguir sugestões de cardápio balanceado, as mães encontram receitas trabalhosas demais ou com produtos que nem sempre têm na despensa. O resultado?Acabam desanimando.
A nutricionista materno-infantil da RG Nutri Ana Beatriz Barrella garante que dá, sim, para montar uma lancheira saudável sem complicações e explica o que não pode faltar para as crianças durante o período escolar.
© Stock Photos
O QUE NÃO PODE FALTAR NA HORA DO LANCHE?
Os grupos que não podem faltar na lancheira são os energéticos, como pães (dê preferência aos integrais), biscoito sem recheio, bolos simples, milho, biscoito de arroz, entre outros; os construtores, que são as proteínas lácteas (queijo branco, ricota, queijo cottage e iogurte, por exemplo). Por fim, há os reguladores como as frutas frescas ou sucos naturais.
© Stock Photos
SE A CRIANÇA TOMA UM CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO EM CASA, O QUE DEVE COMER NA ESCOLA?
O lanche da criança precisa conter os alimentos dos grupos citados anteriormente, mas atentando-se às quantidades. Um exemplo seria: pão de forma integral com queijo branco ou queijo cottage e uma fruta (banana ou maçã, como sugestão).
© Stock Photos
E COMO DEVE SER A LANCHEIRA DA CRIANÇA QUE FICA NA ESCOLA EM PERÍODO INTEGRAL?
A criança não deve ficar longos períodos em jejum, alimentando-se a cada três horas. Considerando que a criança realiza o café da manhã e o jantar em casa, e que a escola forneça o almoço, a lancheira deve conter os alimentos para o lanche da manhã e da tarde, respeitando-se os grupos alimentares e as quantidades adequadas à necessidade energética. No caso de perecíveis, como iogurtes, queijos e sucos de frutas caseiros, é aconselhável que eles sejam consumidos no lanche da manhã.
© Stock Photos
COMO "COMPETIR” COM A LANCHEIRA DO AMIGUINHO, REPLETA DE GULOSEIMAS?
A parceria entre a escola e as famílias é fundamental. Além disso, a mãe deve conversar com a criança sobre a importância dos alimentos saudáveis e fazê-la participar da montagem da lancheira. “Apresente frutas diferentes e prepare os alimentos de forma que atraiam a atenção dela. Outra dica é fazer a criança participar da elaboração do cardápio da semana. Assim, ela terá mais interesse em consumir os alimentos já que ajudou a escolher”, explica Ana Beatriz. Se, ainda assim, houver interesse na lancheira do amigo, não seja radical: negocie e permita um lanche escolhido pelo filho, uma vez na semana.
© Stock Photos
O QUE NÃO PODE TER NA LANCHEIRA DA CRIANÇA?
Deve-se evitar colocar na lancheira alimentos industrializados ricos em sódio, açúcar e gorduras, como salgadinhos de pacote, bolos, refrigerantes, balas, chicletes, pirulitos e frituras. Alimentos só de um grupo também não são aconselhados. A variedade é nossa amiga.
© Stock Photos
EXISTEM ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONCENTRAÇÃO E O FOCO EM SALA DE AULA?
A nutricionista da RG Nutri ensina que os carboidratos (energéticos), como biscoitos e torradas, são os principais nutrientes para o cérebro e mantêm a energia para ajudar na concentração e no foco. Porém, em excesso, podem dar sonolência. Por isso, têm papel de destaque as frutas. Elas são fontes de carboidratos e precisam de um tempo maior para o processo digestivo, evitando a sonolência.
© Stock Photos
SUGESTÃO DE CARDÁPIO
Segunda-feiraPão multigrãos com requeijão + suco de laranja
Terça-feiraIogurte natural + morango+ cereal matinal
Quarta-feiraBolo de cenoura + iogurte + melão
Quinta-feiraMilho cozido + queijo no palitinho + suco de melancia
Sexta-feiraBiscoito de polvilho + queijo + suco de maracujá
© Stock Photos
Créditos: msn.com //Imagens:© Stock Photos
CONSULTÓRIO DO POVO HÁ MAIS DE 15 ANOS PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE A TODA A POPULAÇÃO.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
maio
(19)
- Alergia na virilha provoca coceira e vermelhidão
- Jovens obesos estão mais propensos a sofrer de cân...
- Infecção urinária não tratada gera complicações gr...
- Saiba o que é o Transtorno do Déficit de Atenção c...
- 15 alimentos que melhoram a aparência e saúde do c...
- A importância da alimentação durante o crescimento
- Cães de terapia: interação com os animais pode tra...
- 12% das mulheres podem ser alérgicas ao sêmen do p...
- Lancheira do bem: sugestões fáceis para uma alimen...
- Dispareunia: quando o sexo se torna um tormento
- Açaí engorda?
- Como reconhecer os sinais de câncer de pele
- Cremes para prevenir e suavizar as rugas que de fa...
- Conheça 15 formas simples de minimizar estrias e f...
- Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão
- Excesso de álcool na adolescência compromete cérebro
- Só uma hora de TV por dia já faz aumentar o peso
- Poluição do ar pode causar danos ao cérebro, alert...
- Pílula anticoncepcional causa câncer de colo do út...
-
▼
maio
(19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário