© Fornecido por Notícias ao Minuto
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é uma desordem neurobiológica de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Desatenção, dificuldades na escola e no relacionamento com colegas, pais e professores são alguns dos sintomas do transtorno na infância, que ocorre em 3% a 5% das crianças. Segundo a presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a Psicóloga e Psicanalista Iane Kestelman, nos jovens e adultos alguns dos sinais do transtorno são a inquietação, a desatenção, as dificuldades em avaliar o próprio comportamento e as dificuldades com regras e com limites, que interferem no relacionamento interpessoal.
O transtorno se caracteriza por três grupos de alterações: hiperatividade, impulsividade e desatenção. O diagnóstico é feito através de uma longa entrevista com um profissional médico especializado, que colhe a história de vida da pessoa, geralmente com a ajuda dos pais (em crianças), do marido ou da mulher (em adultos). De acordo com a presidente da ABDA, a existência da forma adulta do TDAH foi oficialmente reconhecida apenas em 1980, pela Associação Psiquiátrica Americana.
Uma das características do TDAH é a alta coincidência com outros transtornos, a chamada comorbidade. “Estima-se que até 70% das crianças e adultos apresentam outros transtornos simultâneos, como, por exemplo, transtornos do aprendizado, transtorno de conduta, tiques, pânico, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno bipolar e depressão”, explica Iane Kestelman.
Diversos estudos comprovaram que o TDAH tem origem em alterações na região frontal do cérebro, responsável por controlar ou inibir comportamentos inadequados, pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. São muitas as causas que supostamente são atribuídas ao transtorno, como predisposição genética, ingestão de nicotina e álcool durante a gravidez, problemas na gravidez ou no parto e intoxicação por chumbo. Também existe maior incidência de depressão, transtorno bipolar e abuso de álcool e drogas nos familiares de portadores de TDAH.
Segundo Iane, o tratamento adequado do transtorno é multimodal, com uma equipe que deve fazer parte do acompanhamento do paciente: “Essa equipe deve ser composta por médicos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Uma vez diagnosticado adequadamente por um profissional especializado no assunto, o adulto com TDAH pode ser eficientemente tratado. Na maioria dos casos, o tratamento é realizado através de medicamentos, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoeducação, que nada mais é do que educação contínua sobre o transtorno”.
créditos: www.msn.com Imagem:Notícias ao Minuto
CONSULTÓRIO DO POVO HÁ MAIS DE 15 ANOS PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE A TODA A POPULAÇÃO.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
maio
(19)
- Alergia na virilha provoca coceira e vermelhidão
- Jovens obesos estão mais propensos a sofrer de cân...
- Infecção urinária não tratada gera complicações gr...
- Saiba o que é o Transtorno do Déficit de Atenção c...
- 15 alimentos que melhoram a aparência e saúde do c...
- A importância da alimentação durante o crescimento
- Cães de terapia: interação com os animais pode tra...
- 12% das mulheres podem ser alérgicas ao sêmen do p...
- Lancheira do bem: sugestões fáceis para uma alimen...
- Dispareunia: quando o sexo se torna um tormento
- Açaí engorda?
- Como reconhecer os sinais de câncer de pele
- Cremes para prevenir e suavizar as rugas que de fa...
- Conheça 15 formas simples de minimizar estrias e f...
- Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão
- Excesso de álcool na adolescência compromete cérebro
- Só uma hora de TV por dia já faz aumentar o peso
- Poluição do ar pode causar danos ao cérebro, alert...
- Pílula anticoncepcional causa câncer de colo do út...
-
▼
maio
(19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário