quinta-feira, 27 de agosto de 2015

É possível engravidar já estando grávida: especialistas explicam fenômeno

por Beatriz Helena

A ovulação é um dos principais processos responsáveis pela gravidez no corpo feminino. Ela geralmente acontece uma vez por mês – a cada ciclo menstrual – e pode ser fecundada por um espermatozoide. No entanto, embora seja raro, algumas mulheres podem ovular mais de uma vez e engravidar mesmo depois de já estar grávida.

Ovulação

A chegar a vida adulta, todos os óvulos da mulher já estão prontos e alojados no ovário. No entanto, é a partir dos estímulos hormonais que eles vão ser liberados, explica o ginecologista e obstetra da Clínica Mãe Alfonso Massaguer. Após a expulsão, ele cai nas trompas uterinas onde pode ser fecundado por um espermatozoide ou não.

Em alguns casos, a mulher pode ter duas ovulações. “A paciente pode liberar dois óvulos do mesmo ovário ou então um de cada um e, se os dois forem fecundados, ter uma gestação de gêmeos diferentes”, explica o ginecologista.

Engravidar estando grávida


Em situações ainda mais raras, a ovulação pode acontecer em datas diferentes. “Um óvulo pode ser liberado, fecundado e implantado no útero e, algum tempo depois, o ovário expeli outro e ele também ser fecundado gerando, assim, uma gravidez depois da outra e fetos com idades gestacionais distintas”, conta a obstetriz Arielle Matos.

No entanto, de acordo com a especialista, não é possível estabelecer um intervalo máximo para a ocorrência porque tudo depende do funcionamento do corpo da mulher. “São casos raros e ainda há poucos estudos sobre o fenômeno e o intervalo em que ele pode acontecer”, finaliza a obstetriz.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens:THIMKSTOCK

Consultório do povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog