por nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia*
A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio endócrino-ginecológico caracterizado, principalmente, pela falta de ovulação crônica e excesso de andrógenos, como a testosterona, em mulheres com idade reprodutiva.
Sintomas da Síndrome dos Ovários Policístivos
Os principais sinais e sintomas são: irregularidade menstrual, aumento de pelos, infertilidade, acne, queda de cabelo, obesidade e sinais de resistência à insulina (manchas escuras na nuca, costas e axilas). A SOP também está associada com aumento de peso e da probabilidade de desenvolver doenças, como diabetes mellitus tipo 2, por causa da resistência à ação da insulina. Mas é possível melhorar o quadro característico da síndrome por meio de uma vida saudável, com a prática de atividade física e alimentação adequada.
Alimentação contra SOP
Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios são importantes aliados durante este processo porque melhoram a sensibilidade à insulina. Então, se você possui a SOP, consuma mais cereais integrais, batata yacon, linhaça, chia, peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, arenque e atum), suco de uva integral (sem açúcar e conservantes) e oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim).
Além disso, mantenha na alimentação fontes de Magnésio e vitaminas do Complexo B, pois esses micronutrientes são essenciais no metabolismo dos carboidratos e vão melhorar o quadro de resistência à insulina. Onde encontrar? Vegetais folhosos de cor verde escuro, cereais integrais e frutas. Também é importante evitar alimentos industrializados, ricos em açúcar, gordura e sódio, pois eles vão piorar a resistência à insulina, contribuindo para o ganho de peso, piora da acne e aumento da inflamação corporal.
*Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.
Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.
Créditos: www.bolsademulher.com Imagens:THINKSTOCK
CONSULTÓRIO DO POVO HÁ MAIS DE 15 ANOS PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE A TODA A POPULAÇÃO.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
agosto
(23)
- Usar sutiã mais de duas vezes sem lavar faz mal à ...
- Mulheres jovens NÃO devem fazer mamografia. Especi...
- É possível engravidar já estando grávida: especial...
- Espinhas ou bolinhas no bumbum? Médica indica trat...
- Cheiro de peixe podre na vagina pode ser vaginose....
- Xixi pode ter 10 cores diferentes: veja o que cada...
- Como seus óvulos e os espermas dele mudam aos 20, ...
- Ovários policísticos: o que comer para amenizar os...
- Melhores calcinhas para quando você está menstruad...
- 3 doenças de pele que mais atacam mulheres
- Quais exames médicos valem a pena?
- 3 coisas que VOCÊ pode fazer por si mesma para aca...
- Estresse pode aumentar seu corrimento e afetar sua...
- Espinhas nas costas: dermatologista ensina como ac...
- Camisinha não impede contaminação por um tipo de D...
- O que os lugares do rosto onde surgem e tipos de e...
- 7 sintomas que podem indicar que você tem câncer n...
- Dor nos seios: 8 situações em que NÃO é normal sen...
- Suco de beterraba faz você malhar melhor e detona ...
- Pão é mais saudável do que você acredita - e do qu...
- Exercícios para diminuir o ronco que você pode faz...
- Suar é sinal de queima de calorias?
- Pílula do dia seguinte antiaids: agora é mais fáci...
-
▼
agosto
(23)
Nenhum comentário:
Postar um comentário