quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Esses locais da sua casa podem esconder zika vírus sem você saber (inclusive a geladeira!)

por Jaqueline Rodrigues


Todo mundo já sabe que pratinhos de vasos de planta, garrafas abertas e pneus são focos para reprodução do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus zika, além da dengue e chikungunya. Só que tem gente que não tem dedo verde, mora em apartamento e acha que não tem sua parcela de culpa nos criadouros do mosquito. Cuidado, ele pode estar mais perto de você.

Criadouros do mosquito

É importante lembrar que qualquer objeto com potencial para acumular água por mais de sete dias pode virar um criadouro do mosquito. Assim, encare todos os cantinhos da sua cozinha, área de serviço e banheiro como terrenos de atenção.

O ideal é fazer com sua família uma faxina em busca de possíveis focos, pelo menos, uma vez por semana. Conheça o mais comuns e que são facilmente esquecidos:

- Se a sua geladeira tem depósito de água na parte traseira, ou um recipiente conhecido como ‘bandeja de degelo’, mantenha o local limpo com mais frequência para não dar ao mosquito tempo para se reproduzir.

- Coletores de água dos aparelhos de ar condicionado, filtros e refrigeradores, bebedouros de água e cafeteiras elétricas também podem conservar água limpa parada, acessível ao mosquito, por mais de sete dias.


- As caixinhas de água do vasos sanitários, alguns modelos de ralos, saboneteiras, tampas de xampu, e até potes de escova de dentes podem abrigar larvas do mosquito.

- Lembre também das vasilhas reservada para os animais, se trocamos mais frequentemente a água para cães e gatos, cuidado com bebedouros para pássaros.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: ISTOCK

Consultório do Povo, atendendo todo população de Belém com qualidade e excelência de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário