por Redação
Essa imagem é um clássico: trata-se de um retrato do físico Albert Einstein. Ou será uma foto da atriz Marilyn Monroe? Provavelmente você já sabe que as pessoas a enxergam de maneiras diferentes, mas e o porquê, você já descobriu? Revelamos exatamente qual é o mistério por trás dela e o que isso diz sobre sua saúde ocular.
Marylin Monroe ou Albert Einstein: quem está, de fato, na foto?
A “brincadeira” não é uma ilusão de ótica e tampouco uma característica dos pigmentos da retina, como o que causou a polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado, que deixou muita gente confusa no início de 2015.
Ela foi criada pela cientista Aude Oliva, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para detectar problemas de visão. De acordo com o canal do YouTube Asap Science, que explica fenômenos da ciência e da saúde difíceis de entender, a imagem é híbrida, o que quer dizer que ela une uma imagem de “baixa frequência espacial” e outra em “alta frequência espacial”.
Trocando em miúdos, uma imagem com alta frequência espacial tem muito contraste e você consegue ver os detalhes e a imagem com baixa frequência espacial é um borrão, onde você enxerga apenas os traços maiores.
Por que você vê Marylin ou Einstein
Quando você olha a imagem de perto, ou tem uma visão boa, você enxerga Einstein porque seus olhos são capazes de captar os detalhes, como as rugas ao redor de seus olhos. Mas quando você olha de longe, ou tem problemas de visão, você passa a ver menos detalhes, percebendo apenas os traços maiores, como o sorriso, o formato do rosto e o cabelo de Marylin Monroe.
Como dito, isso acontece porque a foto da atriz está em baixa frequência, ou seja, tem as formas maiores mais evidentes, e a do cientista está em baixa frequência, tem os detalhes mais visíveis.
Problemas de visão
Afaste-se da tela do computador. Se você continuar vendo Eintein, isso é um sinal de que sua visão é realmente muito boa. Mas se você vê Marylin desde o começo, é possível que você tenha miopia, alteração ocular causada pela dificuldade de ver de longe. Consulte um oftalmologista.
Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: REPRODUÇÃO/YOUTUBE/ASAPSCIENCE
Consultório do Povo, proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
fevereiro
(15)
- Celular está cozinhando (e matando) espermatozoide...
- Mulher quase morre ao esquecer absorvente interno ...
- Não dormiu quase NADA noite passada? Veja 6 atitud...
- 5 problemas de saúde que podem estar por trás do m...
- Cuidados com a alimentação na rua: nutricionista A...
- É verdade que chocolate pode dar pedra no rim? Ent...
- Gengibre contra enjoo: veja dicas para consumir e ...
- 5 cuidados IMPORTANTÍSSIMOS que você deve ter ao s...
- Qual é o jeito certo de higienizar sua região ínti...
- Remédio perde eficácia se você o guarda no banheir...
- Esses locais da sua casa podem esconder zika vírus...
- Quem você enxerga nessa imagem? Sua reposta pode i...
- Mulher infarta diferente do homem: sintomas + como...
- Bebida que despenca seu colesterol para beber em j...
- Veja coisas que acontecem com seu corpo quando voc...
-
▼
fevereiro
(15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário