segunda-feira, 30 de maio de 2016

O que seu hálito está dizendo sobre sua saúde?

por Paulo Nobuo, colunista do site Bolsa de Mulher

EDYTA PAWLOWSKA/SHUTTERSTOCK

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o mau hálito não está relacionado exclusivamente à falta de higiene ou má conservação dos dentes. Em alguns casos, o odor ruim na boca pode ser sinal de que algo não vai bem no organismo. Na maioria dos casos, o mau hálito está associada a alterações na produção salivar, que causam excesso ou falta de saliva na boca.

Inflamações na região bucal, como periodontites, gengivites, amidalite, rinites e sinusite, por exemplo, também sai causadores de mau hálito. Mas até mesmo doenças sistêmicas, como diabetes, podem ser origem do cheiro desagradável. Isso porque o diabetes faz com que a pessoa urine mais do que o normal, causando desidratação e, consequentemente, boca seca que origina o mau hálito.

CHAJAMP/SHUTTERSTOCK

A mesma doença também pode causar a halitose subclínica, uma condição em que a pessoa sente um gosto muito alterado na boca e o associa ao mau hálito, mas que, na verdade, não existe. O distúrbio apresenta as mesmas consequências que a halitose real e geralmente é provocado pela ausência total de saliva ou mesmo por medicações que causam um gosto ruim na boca.

Muitas vezes, quem sofre de mau hálito não sabe da própria condição, por isso, se você possui dúvidas, vale perguntar a alguém de confiança. Uma vez identificada a halitose, a orientação dos especialistas é procurar um profissional em periodontia que consiga identificar a causa do problema e, consequentemente, o tratamento mais indicado.

Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com

CONSULTÓRIO DO POVO, PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODA POPULAÇÃO DE BELÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário