ESCRITO POR MANUELA PAGAN
CORBAC40/SHUTTERSTOCK - ARTE/BOLSADEMULHER
Ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um daqueles medos que todos têm quando o assunto é a própria saúde. Mesmo assim, o estilo de vida geral continua contribuindo para que os derrames aconteçam. Pesquisadores canadenses estimaram que 9 em cada 10 AVCs ao redor de todo o mundo são evitáveis, uma vez que são causados por fatores de risco que dependem apenas de nossas escolhas individuais.
Causas do AVC
O estudo, realizado pela Universidade McMaster, no Canadá, em parceria com o Interstroke Investigators Group – uma associação de diversas instituições de pesquisa em saúde ao redor do mundo -, comparou os hábitos de quase 27 mil pessoas de 32 países. Parte desses indivíduos já havia sofrido um AVC no passado. O objetivo era entender em que proporção o estilo de vida era o determinante do derrame.
A primeira parte desse estudo, chamada Interstroke, foi divulgada anteriormente e revelou os 10 fatores preveníveis de AVC.
ARTEMIDA-PSY/SHUTTERSTOCK
São eles:
Pressão alta;
Tabagismo;
Consumo excessivo de álcool;
Diabetes tipo 2;
Má alimentação;
Sedentarismo;
Colesterol alto;
Problemas cardíacos;
Obesidade;
Estresse.
Como evitar um AVC?
Agora, nesse novo estudo, os pesquisadores avaliaram quantos AVCs deixariam de acontecer se esses riscos fossem evitados.
Eles descobriram que nada menos que 90,7% dos derrames, o equivalente a 9 em cada 10, não ocorreriam se o controle sobre esses fatores fosse maior.
Além do número de AVCs causados pelos fatores de risco, os pesquisadores descobriram também que alguns desses hábitos maléficos estão mais ligados a determinados tipos de AVC. Por exemplo: a hipertensão arterial está muito associada ao AVC hemorrágico, enquanto o tabagismo e o diabetes estão mais relacionados ao AVC isquêmico.
Apesar de alguns serem hábitos, enquanto outros são doenças, todos são fatores de risco para AVC e muitos deles se influenciam mutuamente. Por exemplo: má alimentação é fator de risco para diabetes e hipertensão. Além disso, mesmo que alguns desses problemas já estejam instalados, o controle deles com acompanhamento médico e mudança do estilo de vida é capaz de reduzir as chances de ter um derrame.
Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade a toda população de Belém, e cobrando apenas um preço justo por isso!!!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
julho
(12)
- Ficar nua em frente ao espelho pode revelar doença...
- Álcool é causa direta de 7 tipos de câncer: quanto...
- 9 de cada 10 AVCs são evitáveis, diz ciência. Onde...
- Intestino preso e diarreia intercalados é sinal de...
- Saiba como é a sensação de um infarto e aprenda a ...
- Pesquisa mostra como é consumo de açúcar branco do...
- Dor de garganta pode ter origem no estômago: antib...
- Como tratar queloide: dermatologista explica o que...
- Morango é uma das frutas com mais pesticidas: saib...
- Conheça as duas formas mais importantes de preveni...
- Entenda por que você sempre deve lavar roupas nova...
- Espinha na testa e nariz pode indicar problema de ...
-
▼
julho
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário