ESCRITO POR GIOVANNA MAZZEO
WEERACHAT/SHUTTERSTOCK
Queloide nada mais é do que uma cicatriz aumentada e elevada que surge a partir de uma tensão da pele que acaba estimulando as fibras. Apesar de não ser perigoso, ele incomoda bastante a quem busca formas de eliminá-lo.
Cicatrização da pele
O queloide pode surgir em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em joelhos, cotovelos, costas e tórax porque são lugares que as pessoas costumam movimentar mais.
A dermatologista Christiana Blattner explica que quando machucamos a pele ou passamos por uma cirurgia, o organismo aumenta a produção de vasos e células para a cicatrização.
Depois disso, a cicatriz fica avermelhada, quando a região se enche de vasos e, por fim, esbranquiçada, quando eles são absorvidos.
Publicidade
Como surge o queloide?
De acordo com a dermatologista, é comum cicatrizes começarem a aumentar depois de um ou dois meses dela ser formada e é neste momento que é preciso prestar bastante atenção para queloides não aparecerem.
“Cicatriz pode aumentar de um dia para o outro. Por isso, tem que ficar muito de olho e hidratar a cicatriz com silicone em gel para que a pele não tencione e assim impedir que a cicatriz cresça”, comenta acrescentando que o silicone em gel é facilmente encontrado em farmácias.
Como tratar queloide?
ANDREY_POPOV/SHUTTERSTOCK
Laser é o tratamento mais indicado para casos mais simples de queloide
Se você já tiver o queloide e ele está te incomodando, existem algumas formas de tratá-lo em consultórios dermatológicos. Entre eles estão: dye laser, cortisona injetável na cicatriz e até cirurgia.
A dermatologista diz que nenhum tratamento consegue eliminar completamente o queloide, porque onde a cicatriz está não tem mais epiderme, mas é possível melhorar a aparência da marca.
Dye laser
O dye laser, por exemplo, é capaz de tirar a vermelhidão do entorno das cicatrizes.
Microagulhamento
Já o microagulhamento é usado para injetar substâncias dentro do queloide para que ele amoleça e fique menos elevado.
Cirurgia plástica
WEERACHAT/SHUTTERSTOCK
Em alguns casos, é necessário fazer uma cirurgia plástica para disfarçar a cicatriz aumentada
Uma outra alternativa é se submeter a uma cirurgia plástica no local para eliminar o queloide, mas isso só é indicado nos casos mais severos.
Chistiana explica que as pessoas que têm muita fibrose (aumento de fibras em um tecido) têm mais tendência a ficarem com cicatrizes e, por isso, devem tomar ainda mais cuidado com processos de cicatrização.
“Pessoas com cicatrizes de acne têm mais tendência ao queloide, porque isso é um indicativo de fibrose”, comenta a dermatologista.
Betaterapia contra queloide
Quando é diagnosticado que uma pessoa realmente tem tendência ao queloide e ela se submete a uma cirurgia, Christiana explica que ela precisa se submeter à betaterapia (espécie de radioterapia, mas mais branda) um dia após o procedimento para impedir a replicação de células e evitar que a cicatriz se torne um queloide.
Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade a toda população de Belém. E cobrando apenas um preço justo por isso!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
julho
(12)
- Ficar nua em frente ao espelho pode revelar doença...
- Álcool é causa direta de 7 tipos de câncer: quanto...
- 9 de cada 10 AVCs são evitáveis, diz ciência. Onde...
- Intestino preso e diarreia intercalados é sinal de...
- Saiba como é a sensação de um infarto e aprenda a ...
- Pesquisa mostra como é consumo de açúcar branco do...
- Dor de garganta pode ter origem no estômago: antib...
- Como tratar queloide: dermatologista explica o que...
- Morango é uma das frutas com mais pesticidas: saib...
- Conheça as duas formas mais importantes de preveni...
- Entenda por que você sempre deve lavar roupas nova...
- Espinha na testa e nariz pode indicar problema de ...
-
▼
julho
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário