ESCRITO POR BEATRIZ HELENA
POPROTSKIY ALEXEY / SHUTTERSTOCK
Nem toda dor de garganta deve e pode ser tratada com antibiótico
É muito comum que, a qualquer sinal de dor de garganta, muitos acreditem que seja necessário começar a tomar antibióticos. O problema no entanto, pode ter outras três causas além da infecção por bactérias - uma delas, inclusive, é pouco conhecida e merece investigação, diagnóstico e tratamento preciso. Saber quais são todas elas evita o uso de medicamentos indiscriminadamente, ação que traz graves prejuízos à saúde a longo prazo.
O que dá dor de garganta
DECADE3D - ANATOMY ONLINE / SHUTTERSTOCK
Causas comuns
De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam, a infecção por bactérias - microrganismos que geram as infecções - é uma das causas mais recorrentes do incômodo. Neste caso, o tratamento é feito com antibióticos.
Outro acometimento comum que leva ao problema são inflamações ou irritações simples e que podem ter diversas causas, como o grande esforço das cordas vocais, tempo seco e ar poluído.
Outra causa são as viroses - doenças geradas a partir da contaminação do organismo por vírus. Apesar de serem comumente confundidas com infecções bacterianas, essas não são tratadas com antibióticos.
Causa pouco conhecida: problema no estômago
Pode até parecer não fazer sentido, mas, segundo explica Dr. Azzam, problemas no sistema digestivo podem também causar o incômodo.
Publicidade
O refluxo laringofaríngeo é um problema no estômago que pode ter como sintoma a dor de garganta. “É muito comum hoje em dia confundirem. Nesse caso, o paciente tem uma leve sensação de que tem algo parado na garganta, sente muita vontade de tossir e, às vezes, fica rouco”, comenta.
Tratamento para dor de garganta
PHOTOGRAPHEE.EU/SHUTTERSTOCK
É por isso que, antes de começar um tratamento específico, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos.
No caso da dor de garganta causada por refluxo, o uso de antibiótico para tratar uma infecção inexistente na garganta, além de não atacar a origem do problema, pode ainda levar a outras complicações e até agravar alguns sintomas.
A automedicação ou o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a problemas de saúde, como desregulação intestinal – o medicamento afeta a população de bactérias benéficas ao corpo -, além de ainda tornar as bactérias nocivas ainda mais resistentes a eles, fazendo com que o paciente tenha que, a cada vez que ficar doente, fazer uso de um medicamento ainda mais forte.
Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade a toda população de Belém. E cobrando apenas um preço justo por isso!
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
julho
(12)
- Ficar nua em frente ao espelho pode revelar doença...
- Álcool é causa direta de 7 tipos de câncer: quanto...
- 9 de cada 10 AVCs são evitáveis, diz ciência. Onde...
- Intestino preso e diarreia intercalados é sinal de...
- Saiba como é a sensação de um infarto e aprenda a ...
- Pesquisa mostra como é consumo de açúcar branco do...
- Dor de garganta pode ter origem no estômago: antib...
- Como tratar queloide: dermatologista explica o que...
- Morango é uma das frutas com mais pesticidas: saib...
- Conheça as duas formas mais importantes de preveni...
- Entenda por que você sempre deve lavar roupas nova...
- Espinha na testa e nariz pode indicar problema de ...
-
▼
julho
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário