por Beatriz Helena
Embora não exista parâmetros para dizer se está dentro da normalidade ou não, o cheiro da vagina muitas vezes pode incomodar. Além disso, alguns maus hábitos podem alterar o equilíbrio da flora vaginal e, consequentemente, causar odores desagradáveis.
É normal ter cheiro na vagina?
É completamente natural que a vagina elimine secreções. Composta por células mortas e produtos da degradação do meio, ela naturalmente tem um cheiro e, de acordo com a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski, nenhuma mulher deve se preocupar com este odor, que é suave e muitas vezes quase imperceptível e pode mudar de acordo com cada fase do ciclo menstrual. No entanto, quando ele estiver forte demais, diferente do habitual e causando incômodo, é sinal de anormalidade e hora de buscar orientação médica.
O que causa mau cheiro na região íntima?
Na vulva, parte externa do sistema reprodutor feminino, existem diversas bactérias e fungos que vivem em harmonia. A flora vaginal, no entanto, pode ser alterada a partir de determinados hábitos, como a alimentação ou prescrição de antibióticos. As infecções ou inflamações vaginais têm como um dos principais sintomas o corrimento acompanhado, geralmente, de mau cheiro.
A seguir, veja quais hábitos podem alterar a saúde da sua região íntima e, consequentemente, causar cheiro ruim na vagina.
Roupa justa – os tecidos justos impedem a respiração da região e facilitam a impregnação de fungos e bactérias nocivos. Para evitar, opte por peças mais larguinhas e feitas de algodão.
Higiene excessiva – pelos e secreções são essenciais para a proteção da região. Ao lavá-la muito, a tendência é que as bactérias e o fungos que antes viviam em harmonia, se proliferem desregradamente e causem doenças. Para evitar, faça a higienização normal durante o banho – dois por dia é suficiente.
Higiene insuficiente – ao mesmo tempo, deixar de higienizar a região também é um problema, já que o suor e a secreção em excesso pode causar coceira e outras doenças. Para evitar, lave todas as dobras com cuidado durante o banho utilizando sabonete neutro, sem cheiro e sem cor.
Sabonete inadequado – sabonetes que limpam excessivamente ou que possuem substâncias químicas para alterar o cheiro ou a cor do produto podem causar irritações. Para evitar, opte pelo sabonete neutro, sem cheiro e sem cor.
Ducha vaginal – lavar o canal é arriscado porque altera toda a região, além de causar micro lesões. Para evitar, faça a higienização apenas por fora porque a vagina é capaz de se autorregular.
Absorvente diário – o produto abafa a região. Para evitar, utilize apenas no fim da menstruação. No dia a dia, prefira as calcinhas de algodão.
Além disso, outras características individuais e que não necessariamente tenham relação com maus hábitos também podem influenciar no odor da região. São elas:
Transpiração excessiva – para evitar, troque as peças íntimas com frequência e opte por tecidos frescos de algodão.
Vazamento de urina – antes de tomar qualquer atitude é necessário investigar a causa dos escapes. Para evitar, seque sempre a vulva e sempre troque a calcinha molhada.
Excesso de peso – as dobrinhas formadas na pele também podem causar o problema. Para evitar, lave e seque com cuidado a região e, após o banho, fique um tempo sem roupa.
Créditos: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A www.bolsademulher.com
IMAGENS: CRÉDITO THINKSTOCK
Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
outubro
(16)
- Teste do xixi pode dizer se você está bebendo quan...
- Bacon, hambúrguer, presunto e salsicha aumentam su...
- Depressão pós-sexo já aconteceu com metade das mul...
- Médico sugere licença de trabalho para mulheres na...
- Refeição entre café e almoço determina seu ganho d...
- Suicídio é segunda maior causa de morte de mulhere...
- Site diz que truque ridiculamente fácil evita dor ...
- Suplementos levam 20 mil americanos ao hospital po...
- Pipoca é o anti-idade mais eficaz que existe, diz ...
- Como evitar mau cheiro na sua vagina: 9 conselhos ...
- Como o iogurte pode tirar o mau hálito, de acordo ...
- Forma como você come seu lanche pode fazer você te...
- Sua menstruação pode ser um fator de risco para o ...
- Suco que derruba gripe tem 5 ingredientes que dão ...
- Colonoscopia: como é o exame que detecta câncer e ...
- 5 motivos pelos quais você pode estar tendo enxaqu...
-
▼
outubro
(16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário