terça-feira, 27 de outubro de 2015

Depressão pós-sexo já aconteceu com metade das mulheres: será que você já teve?

por Paulo Nobuo
Relaxamento, prazer e felicidade são alguns dos sentimentos mais comuns experimentados logo após uma relação sexual. Algumas mulheres, no entanto, ocasionalmente podem ser acometidas por uma tristeza profunda, frustração e até mesmo angústia caracterizadas por uma depressão pós-sexo.
Chamada também de disforia pós-coito, a condição, segundo estudo recente, já ocorreu com 46% das mulheres. A pesquisa, realizada com 230 estudantes universitárias de diferentes etnias, ainda revelou que 5% delas relataram ter sofrido com a experiência nas quatro semanas anteriores à entrevista.
Outros levantamentos anteriores já haviam identificado que pelo menos 10% das mulheres experimentaram ansiedade, crises de choro, e até mesmo melancolia depois de uma transa, mesmo ela tendo sida satisfatória. Ou seja, o sentimento não estaria relacionado ao grau de intimidade e envolvimento emocional com o parceiro.

Os estudos ainda não foram conclusivos sobre as causas da depressão pós-sexo. Alterações hormonais ocorridas logo após o ato e até mesmo históricos de abuso sexual ou emocional das mulheres são alguns dos fatores que podem estar relacionados ao fenômeno.

Crédito: www.bolsademulher.com Imagens: THINKSTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário