por Redação do bolsa de mulher
A famosa TPM (tensão pré-menstrual) não é frescura e muitas mulheres sofrem com os sintomas a ponto de terem que interromper suas atividades cotidianas, seja por causa do estresse ou das dores. O projeto mundial de licença menstrual defendido pelo médico britânico Gedis Grudzinkas, no entanto, tem gerado polêmica ao propor que durante a menstruação elas fiquem fora do ambiente de trabalho.
Sintomas da TPM
A oscilação nos níveis dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) durante o ciclo menstrual pode causar, além de alterações emocionais, sintomas físicos bastante incômodos, como dores de cabeça, dores nas articulações, inchaço e cólicas.
Para algumas mulheres, essas sensações são intensas e, por isso, manter a rotina muitas vezes pode ser um problema. É baseado nesses casos que o ginecologista propõe, mundialmente, um tipo de “licença menstrual”. É importante ressaltar, no entanto, que nem todas as mulheres sofrem com sintomas tão fortes a ponto de tirá-las de suas rotinas habituais. Quando a TPM é tão intensa que não permite à mulher seguir sua vida normal, no entanto, é importante um tratamento médico para minimizar esses impactos.
De acordo com publicação do tabloide britânico Daily Mail, Grudzinkas defende que quando sente dores e desconfortos, as mulheres não rendem como nos outros e, por isso deveriam ficar em casa. Além de funcionários produtivos, as empresas teriam empregadores sensíveis e conscientes, diz.
Tratamento para a TPM
Mulheres que têm a capacidade de prosseguir a rotina alterada pela oscilação hormonal devem, sim, ser levadas. A TPM, como já dito, não é frescura. Existem, no entanto, alternativas para reduzir o problema sem impactar tanto na vida da mulher. Atualmente, a depender do estágio das alterações, além da prática de atividades físicas, especialistas podem indicar anticoncepcionais, remédios naturais e até antidepressivos que minimizam os sintomas da TPM. Com a medicina avançada, já é possível reduzir os incômodos e garantir uma qualidade de vida melhor para essas mulheres, o que não justificaria afastá-las todos os meses por um período do mercado de trabalho.
Desigualdade no mercado de trabalho
Embora a ideia do médico britânico possa parecer amigável, se fosse colocada em prática, reforçaria esteriótipos já existentes, como a mulher como o “sexo frágil”, merecedora de salários abaixo que os dos homens e chances de crescimento na empresa ainda menores. No Brasil, de acordo com relatório emitido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as mulheres, ocupando os mesmos cargos e assumindo as mesmas responsabilidades, ainda ganham 30% a menos que os homens. Além da gravidez, a menstruação e consequentemente a TPM são elementos já utilizados para desqualificar ou inferiorizar o trabalho exercido pelas mulheres. A ideia da licença aprofundaria essas desigualdades e tornaria a TPM um mito como se não pudesse ser tratada e ter seus sintomas amenizados, não só pelo bem da mulher no mercado de trabalho, mas sim para todas as esferas de sua vida.
Créditos: wwww.bolsademulher.com Imagens: (THINKSTOCK)
Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2015
(220)
-
▼
outubro
(16)
- Teste do xixi pode dizer se você está bebendo quan...
- Bacon, hambúrguer, presunto e salsicha aumentam su...
- Depressão pós-sexo já aconteceu com metade das mul...
- Médico sugere licença de trabalho para mulheres na...
- Refeição entre café e almoço determina seu ganho d...
- Suicídio é segunda maior causa de morte de mulhere...
- Site diz que truque ridiculamente fácil evita dor ...
- Suplementos levam 20 mil americanos ao hospital po...
- Pipoca é o anti-idade mais eficaz que existe, diz ...
- Como evitar mau cheiro na sua vagina: 9 conselhos ...
- Como o iogurte pode tirar o mau hálito, de acordo ...
- Forma como você come seu lanche pode fazer você te...
- Sua menstruação pode ser um fator de risco para o ...
- Suco que derruba gripe tem 5 ingredientes que dão ...
- Colonoscopia: como é o exame que detecta câncer e ...
- 5 motivos pelos quais você pode estar tendo enxaqu...
-
▼
outubro
(16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário