por Camila Silva
É como se a coceira surgisse completamente do nada. No entanto, todo prurido ou irritação vaginal pode ser causada por algo tão simples como o seu período menstrual ou o uso excessivo de produtos de higiene. Porém, em outros casos, pode realmente ser um sintoma de problema mais sério. Veja alguns dos mais comuns, como identificá-los e qual tratamento mais fácil.
Leia também:
Odor e coceira na vagina podem ser sinal de infecção
Papel higiênico e absorvente causam alergia?
Coceira na vagina: 6 razões do incômodo
A revista feminina norte-americana Women’s Health listou alguns motivos que podem estar fazendo com que sinta coceira e quais são as opções de tratamento mais simples. De qualquer forma, é sempre melhor visitar o seu ginecologista para um diagnóstico adequado.
Motivos para coceira vaginal
1. Vaginose bacteriana
A VB é a causa mais comum de irritação vaginal e é causada por um desequilíbrio das bactérias saudáveis e uma alteração no pH vaginal.
Sintomas: É uma sensação semelhante a uma infecção por fungos, mas, neste caso, a secreção é mais aguada e, geralmente, tem odor.
Tratamento: Um creme de progesterona, na maioria dos casos, funciona.
2. Infecções fúngicas
Como VB, uma infecção por fungos é, frequentemente, o resultado de pH vaginal desequilibrado. As infecções podem ocorrer de forma aleatória ou após: uso de antibiótico, sexo, estresse, ou uma mudança na dieta (e mulheres com diabetes têm um risco mais elevado).
Sintomas: Além de coceira, você também pode perceber corrimento branco ou secreção espessa.
Tratamento: A boa notícia é que um simples creme ou comprimido de via oral deve eliminar os sintomas dentro de um dia ou dois. Para evitar infecções recorrentes, abuse de alimentos probióticos.
3. Dermatites
A irritação da pele pode ser causada por alergias a determinados produtos. Você pode obtê-la através de qualquer formulação com perfumes ou aditivos, incluindo preservativos e lubrificantes.
Sintomas: Além da coceira, você também pode observar vermelhidão, inchaço, e espessamento da pele. A dermatite também pode ser resultado da depilação.
Tratamento: Se você sabe que é suscetível à irritação vaginal, use produtos de higiene hipoalergênicos, como shampoo, amaciante e detergente para a roupa, tomando cuidado para evitar cosméticos muito químicos, como sabonetes e lubrificantes que irritam a pele. Até o papel higiênico com aroma ou cor pode ser causador do problema.
Inclusive as doenças de pele comum, causadas por alergia ou herança genética, podem causar coceira
4. Eczema ou psoríase
Sintomas: Doenças genéticas da pele, como essas duas lesões tão comuns, também podem causar vermelhidão e coceira na região genital, juntamente com uma aparência irregular ou escamosa.
Tratamento: Se for diagnosticada com qualquer uma, cremes esteróides e banhos de aveia podem ajudar a aliviar o desconforto. Consulte seu médico sobre outras opções de tratamento.
5. DST
Sintomas: Um monte de doenças sexualmente transmissíveis podem causar coceira nas partes femininas, incluindo clamídia, herpes, tricomoníase e gonorréia. Chatos e piolhos pubianos também podem aparecer em mulheres com mais pelos lá embaixo. Em qualquer um dos casos, a coceira (ou sensação de formigamento) pode evoluir para dor e queimação.
Tratamento: Se você sentir coceira juntamente com qualquer outro sintomas de DST comum, como ardência ao urinar, corrimento de odor fétido, feridas em seus órgãos genitais, e dor durante o sexo, você procurar um ginecologista para fazer exames o mais rápido possível. Cada doença exige um tratamento específico e individual.
6. Hormônios
A todo momento que seus níveis de hormônios mudam ou flutuam (como durante o seu período, gravidez, menopausa, ou enquanto estiver fazendo uso de anticoncepcionais), você pode sentir coceira vaginal.
Sintomas: Secura é outro indicador de que os hormônios podem ser os culpado por seu desconforto.
Tratamento: Durante o período, tudo que você usa nessa fase do mês como absorventes externos, internos e protetores de calcinha, pode conter fragrâncias ou cores que poderiam causar coceira. Também pode ser difícil identificar se é a sua pílula anticoncepcional que está lhe causando reações. Às vezes, a única maneira de descobrir se a dose é a culpada, é interrompendo a alternativa de contracepção hormonal.
Créditos: Texto extrído do site www.bolsademulher.com
Imagens: THINKSTOCK
CONSULTÓRIO DO POVO, há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
março
(17)
- Dor, tamanho e características que dizem se o caro...
- 6 razões pelas quais você não consegue fazer cocô ...
- Como dar banho no bebê no chuveiro: passo a passo ...
- Primeiros sinais de que você está doente podem vir...
- 6 erros cruciais que estão fazendo você perder mús...
- 3 bebidas para emagrecer que são tão eficientes qu...
- 6 razões pelas quais sua vagina está coçando: são ...
- Qual a chance de seu filho ter microcefalia se voc...
- Mulher compartilha foto do próprio seio para alert...
- Segurar o cocô pode causar 8 problemas de saúde: d...
- Seu cocô boia ou afunda? O que a densidade das fez...
- Dormir de bruços é a pior posição possível: entend...
- Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria...
- Quando vale a pena trocar a academia pelo sofá? Sa...
- Zika vírus: danos causados ao bebê podem ir além d...
- Câncer terminal: tratamento inovador é capaz de pa...
- Calcinha pode dar coceira na vulva se lavada do je...
-
▼
março
(17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário