por Paulo Nobuo, colunista do Bolsa de Mulher.
Quando falamos em dieta e alimentação saudável, raramente conseguimos incluir o termo “gordura” na mesma sentença, certo? Mas ao contrário do que muita gente imagina, a gordura não está somente naquele prato gorduroso e deve ser diferenciada entre boa e ruim, pois o organismo precisa dela para funcionar corretamente. Conheça das diferenças entre gorduras do bem e do mal e em quais alimentos apostar para um cardápio equilibrado:
O que é a gordura do bem?
A gordura boa, chama de insaturada, faz bem ao organismo quando consumida com moderação e pode até contribuir para o emagrecimento. Ela é dividida em monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis do bom colesterol, reduzem triglicérides e regulam a pressão arterial, afastando os problemas cardiovasculares.
A boa gordura é encontrada principalmente em produtos de origem vegetal e, apesar de saudável, também precisa ter seu consumo controlado para não causar prejuízos ao corpo: a indicação de especialista é ingestão de, no máximo, 45g por dia.
Onde encontrar gordura do bem?
É possível garantir grande variação no cardápio com alimentos ricos em gorduras boas. Para começar o dia, por exemplo, você pode apostar no abacate que, apesar de ser rico em calorias, evita a elevação dos níveis de colesterol no sangue, é boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem os tecidos do corpo e auxiliam na saúde.
[1]
Para lanchinhos entre as refeições, as oleaginosas podem fornecer a dose que você precisa de gorduras boas. Castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará e macadâmia são apenas alguns dos exemplos de alimentos do grupo que ajudam na perda de peso, garantem saciedade e ainda colaboram para a redução dos riscos de doenças do coração, além de combater alguns tipos de câncer.
Boa fonte de gorduras do bem, o tradicional azeite de oliva reduz o colesterol ruim das artérias e auxilia na deposição da gordura corporal. Estudos científicos indicam que consumir regularmente o alimento pode ainda ajudar a combater o envelhecimento e afastar riscos de doenças.
Você certamente já sabe que o salmão é rico em ômega 3, mas deve ficar ciente ainda que o peixe também possui grande quantidade de gorduras boas, promovendo diversos benefícios para a saúde e o processo de emagrecimento. Proteína magra e saudável, o alimento garante saciedade, fazendo com que você coma menos sem passar fome.
O que é gordura do mal?
A gordura chamada saturada é considerada uma das principais vilãs da saúde por aumentar os níveis de colesterol ruim, além de contribuir para o surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares.
A chamada gordura do mal é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, além de leite e seus derivados, como manteiga, creme de leite, iogurte e queijos amarelos, por exemplo.
Como manter o peso e a saúde com uma alimentação inteligente: acesse o site https://www.youtube.com/watch?v=xbw1PxNcNOo
Créditos: texto extraído do site www.bolsademulher.com
Imagens: THINKSTOCK e NITR/SHUTTERTSTOCK [1]
Consultório Do Povo, 15 anos proporcionando saúde de qualidade para toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
março
(17)
- Dor, tamanho e características que dizem se o caro...
- 6 razões pelas quais você não consegue fazer cocô ...
- Como dar banho no bebê no chuveiro: passo a passo ...
- Primeiros sinais de que você está doente podem vir...
- 6 erros cruciais que estão fazendo você perder mús...
- 3 bebidas para emagrecer que são tão eficientes qu...
- 6 razões pelas quais sua vagina está coçando: são ...
- Qual a chance de seu filho ter microcefalia se voc...
- Mulher compartilha foto do próprio seio para alert...
- Segurar o cocô pode causar 8 problemas de saúde: d...
- Seu cocô boia ou afunda? O que a densidade das fez...
- Dormir de bruços é a pior posição possível: entend...
- Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria...
- Quando vale a pena trocar a academia pelo sofá? Sa...
- Zika vírus: danos causados ao bebê podem ir além d...
- Câncer terminal: tratamento inovador é capaz de pa...
- Calcinha pode dar coceira na vulva se lavada do je...
-
▼
março
(17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário