por Redação
Fazer o autoexame e sentir um caroço na mama indica que é hora de marcar uma consulta com o ginecologista. Mas esse não é o único sinal de que algo não vai bem que pode ser percebido nos seios. O que chamou a atenção da australiana Kylie Armstrong foi uma alteração diferente, que pouca gente sabe que pode ser causado pela presença de um câncer de mama.
Sinal de câncer de mama: a experiência de Kylie Armstrong
Kylie usou sua conta no Facebook para mostrar a foto de sua mama com algumas “covinhas” muito discretas. Foram elas que fizeram com que a australiana fosse visitar o médico e descobrisse que estava com câncer de mama quando não havia caroço ou qualquer outro sinal mais perceptível da doença.
Para alertar mais pessoas sobre a possibilidade de uma mudança tão sutil ser sintoma de uma doença grave, Kylie fez o seguinte post:
Tradução:
“Por favor, dê uma boa olhada nessa foto. Essas três covinhas muito discretas na base do seio são sinais de câncer de mama. É assim que meu câncer de mama se parece. Eu não senti nenhum caroço. Minha médica não sentiu nenhum caroço. Mas ela me ouviu quando eu disse que meu seio estava diferente do normal, que quando eu levantava meu braço eu conseguia ver três covinhas bem finas na lateral do seio. A médica me mandou fazer mamografia para se certificar de que não era nada. O exame não ficou claro então ela me mandou fazer um ultrassom. O ultrassom achou um câncer profundo, perto do músculo. Essas três covinhas viraram meu mundo, e o mundo dos meus familiares, de ponta cabeça.
[…] Eu estou compartilhando isso porque espero poder alertar as pessoas que o câncer de mama não é sempre um caroço detectável. Vá direto ao seu médico caso sinta qualquer mudança nos seus seios. Isso pode salvar sua vida. Por favor, compartilhe para espalhar o alerta”.
Covinhas na pele do seio: é mesmo sinal de câncer de mama?
Essa alteração, que também costuma ser chamada de “aspecto de casca de laranja”, pode, de fato, estar associada ao câncer de mama. Nesse caso, trata-se de um tipo específico, o câncer de mama inflamatório, cujas células causam um entupimento dos canais linfáticos da mama.
Os canais linfáticos têm como responsabilidade drenar líquido e toxinas junto com a linfa, mas, por estarem entupidos, eles falham nessa tarefa e acabam deixando a pele com covinhas.
Esse tipo de câncer é raro e costuma acometer mulheres com mais de 60 anos.
Créditos Texto extraído do site www.bolsademulher.com
Imagens: KYLIE ARMSTRONG/FACEBOOK
Consultório do Povo, há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade para toda população de Belém.
Dr Clayton Baeta,formado pela Universidade Estadual do Pará,tem em seu currículo inúmeros cursos de capacitação,além de títulos importantes reconhecidos por toda comunidade médica. Para ter acesso ao atendimento do Dr. Clayton vá ao consultório do povo. Praça João Dias Paes n 4,Bairro da Sacramenta. Tel:(91)33513505 (91) 992071247
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(96)
-
▼
março
(17)
- Dor, tamanho e características que dizem se o caro...
- 6 razões pelas quais você não consegue fazer cocô ...
- Como dar banho no bebê no chuveiro: passo a passo ...
- Primeiros sinais de que você está doente podem vir...
- 6 erros cruciais que estão fazendo você perder mús...
- 3 bebidas para emagrecer que são tão eficientes qu...
- 6 razões pelas quais sua vagina está coçando: são ...
- Qual a chance de seu filho ter microcefalia se voc...
- Mulher compartilha foto do próprio seio para alert...
- Segurar o cocô pode causar 8 problemas de saúde: d...
- Seu cocô boia ou afunda? O que a densidade das fez...
- Dormir de bruços é a pior posição possível: entend...
- Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria...
- Quando vale a pena trocar a academia pelo sofá? Sa...
- Zika vírus: danos causados ao bebê podem ir além d...
- Câncer terminal: tratamento inovador é capaz de pa...
- Calcinha pode dar coceira na vulva se lavada do je...
-
▼
março
(17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário