terça-feira, 14 de junho de 2016

Redução de alergias e um coração mais saudável: Conheça alguns benefícios para a saúde associados à convivência com cachorros


Ter um cachorro em casa demanda tempo e cuidados especiais. Os pets precisam de carinho e de atenção com a saúde. A dedicação, no entanto, compensa e isso se reflete na qualidade de vida de quem tem um companheiro animal. Descubra, a seguir, que benefícios a presença de um cãozinho na sua casa pode trazer à sua saúde.


MAIS RESISTÊNCIA A DOENÇAS
A preocupação com a higiene e o uso de produtos de limpeza fazem com que o corpo humano esteja cada vez menos exposto a microorganismos causadores de doenças. Como consequência da falta de contato com vírus, fungos e bactérias, o organismo não é capaz de formar anticorpos que possam atacá-los. Já os cachorros levam esses agentes para dentro de casa, expondo seus donos e, no médio e longo prazo, deixando-os mais resistentes a doenças e infecções.


MENOS ALERGIAS
Por um lado, existem pessoas que desenvolvem alergias ao estar na presença de um cachorro. Por outro, crianças que convivem com um cãozinho têm menos chances de serem alérgicas ao longo da vida, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos.


VIDA MAIS FELIZ
Tristeza? Depressão? Não para quem tem um cachorro como fiel companheiro. Tomar conta de um cão não só ajuda no tratamento contra o transtorno depressivo, mas também deixa os donos menos vulneráveis ao problema. A interação, o carinho e os cuidados com a saúde e a alimentação do pet fazem com que o indivíduo tenha uma rotina e permaneça ativo, diminuindo as chances de desenvolver a depressão.


NADA DE VIDA SEDENTÁRIA
Manter um estilo de vida sedentário é um pouco complicado se você tem um cãozinho em casa, especialmente se ele for bastante agitado. Além de andar pelos quatro cantos da casa ao brincar com o pet, um bom dono deve levá-lo para passear com frequência.


CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
Diversas pesquisas científicas demonstraram que um dos órgãos mais beneficiados pelo convívio com um cachorro é o coração. Estudos na China e nos Estados Unidos comprovaram que ter um cão reduz os riscos de desenvolver uma doença cardíaca, como a hipertensão, além de manter o colesterol num nível adequado e proporcionar melhores noites de sono.


SEM ESTRESSE NO TRABALHO
Outro benefício para a saúde é a redução do estresse em pessoas que convivem com um cachorro no ambiente de trabalho. Algumas empresas passaram a permitir a presença desses animais porque, ao fazarem pausas para brincar ou alimentar os cães, seus empregados retornam aos postos de trabalho com mais energia e se tornam mais produtivos. Isso também vale para quem trabalha de casa na companhia dos cães!


DETECTOR DE DOENÇAS
Apesar de não ser unanimidade entre os cientistas, algumas pesquisas indicam que os cães são capazes de detectar a presença de um câncer em seus donos. Existem casos, como o da inglesa Marian Cooper, em que o cachorro lambia ou cheirava determinada parte do corpo constantemente. Marian se consultou com um médico e descobriu que estava com câncer de mama.

Créditos: Texto extraído do site www.msn.com
Imagens: © Foto: Shutterstock

CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade para toda população de Belém, e cobrando apenas um preço justo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário