quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bacon, hambúrguer, presunto e salsicha aumentam suas chances de câncer, diz OMS

por Redação
Relatório emitido recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona determinados tipos de alimentos com maiores chances de desenvolvimento de câncer no intestino. Entre eles estão os queridinhos de receitas saborosas: bacon, salsicha, linguiça, presunto e hambúrguer.
A publicação é resultado de um estudo conduzido pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer e publicado pela revista médica “The Lancet” que analisou mais de 800 estudos que associam hábitos alimentares com 12 tipos de canceres. A conclusão foi de que a ingestão de 50gr de embutidos ou processados por dia aumenta em até 18% as chances de desenvolver câncer de intestino, segundo diagnóstico cancerígeno em mulheres e terceiro nos homens.

O resultado coloca carnes que passaram pelo processo de salgamento, curagem, fermentação ou defumação junto com o grupo que contém bebida alcoólica, tabaco, fumaça de diesel e plutônio e comprovadamente estimula o desenvolvimento de cânceres.

De acordo com o relatório, o problema pode ser a carne vermelha, já que ela foi tida como “provavelmente cancerígena, mas ainda sem resultados conclusivos”. Mas, o maior complicador está nos aditivos utilizados para prolongar o prazo de validade ou alterar o sabor desses tipos de embutidos e processados.

Os responsáveis pelos estudos, no entanto, explicam que esse resultado deve servir apenas para equilibrar riscos e benefícios e medir a quantidade e a qualidade do consumo da carne, que é um alimento que contém nutrientes importantes para a manutenção da saúde. “É um alerta para quem come de forma desregrada. A ingestão moderada continua sendo recomendada”, diz Kurt Straif, representante da OMS.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens:THINKSTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário