quarta-feira, 30 de março de 2016

6 razões pelas quais você não consegue fazer cocô de jeito nenhum – e como tratar

por Camila Silva

Ao longo dos anos, a sua rotina intestinal pode mudar, assim como seu metabolismo

A constipação não é o assunto mais fácil de falar, mas se você está sofre desse mal, saiba que não está sozinha. O incômodo de saúde tão comum afeta, em algum momento, cerca de 80% das pessoas, de acordo as informações da Sociedade Americana de Cirurgia de Cólon e Reto publicadas na revista feminina norte-americana Women’s Health. Quer saber por que as coisas estão se movendo mais lentas do que deveriam?

Causas da constipação e como remediar:

1. Você está viajando
"Muitas pessoas têm uma dieta que seguem a maioria dos dias com uma boa quantidade de fibra que os mantém regulares", diz Jordan Karlitz, gastroenterologista membro do American College of Gastroenterology. "Quando saem de férias e comem coisas que não estão acostumadas, podem ter uma mudança nos hábitos intestinais." A principal recomendação é se certificar de que está obtendo fibra suficiente, que a dose indicada é de 25 gramas por dia para mulheres adultas. “Se está indo viajar, e quer seu cereal com fibra todas as manhãs, considere levar junto com você", diz Karlitz.

2. Você está estressada
“Pacientes podem ter hábitos intestinais irregulares por causa de estresse", diz Karlitz. Isso é devido ao seu sistema nervoso entérico, um jogador complexo na saúde do seu sistema gastrointestinal. Estresse ou falta de sono (ou ambos, uma vez que eles são tão frequentemente ligados), podem influenciar o seu sistema nervoso entérico, o que pode tornar muito mais difícil ir ao banheiro.

3. Você parou de praticar exercício
"Eu já vi muitos pacientes que estão em um programa de exercícios consistente e que têm constipação quando param”, diz Karlitz. "Mudar o jeito como seu corpo é exigido pode afetar vários sistemas orgânicos, como por exemplo, fazer seu intestino processar os alimentos de forma diferente.” Você já sabe o quanto praticar exercício é bom por muitos motivos, então, basta adicionar mais um para a lista longa.

4. Você está grávida
Embora muitas mulheres experimentem constipação no início da gravidez, outras lidam com ele na maior parte ou na totalidade da gestação. "Há tantas alterações de hormônios e dieta, além de efeito do estresse sobre o sistema entérico”, diz Karlitz. Se você está grávida e se sente particularmente constipada, evite os alimentos que você percebe que pioram seu trânsito intestinal e descubra aqueles que podem ajudar a mantê-la confortável durante toda a gravidez.

5. Você toma medicamentos para dor
Se você fez uma cirurgia ou se estiver em um tratamento medicamentoso para a dor a longo prazo, isso pode estar causando constipação. "Se você estiver sob medicação para a dor, como opiáceos ou narcóticos, essa é uma causa extremamente comum para a constipação", diz Karlitz. Basicamente é a medicação usada para a dor mais grave ou de longo prazo, então, recorrer a algum ibuprofeno para a dor não deve lhe causar irregularidade.

6. Você está desidratada
A água é tão importante para alcançar a sua saúde ideal, e não apenas pela simples hidratação. O que realmente importa aqui é a sua ligação da mais alta importância com a fibra. “A fibra tende a virar um bolo com água. Se você recebe suficiente fibra em sua dieta, mas não bastante água, isso pode potencialmente afetar a forma como a fibra passa através de seu sistema, levando à constipação", diz Karlitz.

Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
Imagens: ISTOCK

CONSULTÓRIO DO POVO, HÁ MAIS DE 15 ANOS PROPORCIONANDO SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODA POPULAÇÃO DE BELÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário