segunda-feira, 11 de julho de 2016

Morango é uma das frutas com mais pesticidas: saiba riscos e modo certo de lavar

ESCRITO POR PAULO NOBUO
MINICASE/SHUTTERSTOCK

Utilizados em plantações e cultivos para combater pragas naturais, os pesticidas e agrotóxicos não provocam efeito danoso somente aos “bichinhos” que destroem frutas, legumes e vegetais. Os produtos químicos são conhecidos por também prejudicar o meio ambiente, animais e seres humanos.

Os efeitos dos agrotóxicos ainda não são completamente conhecidos, já que, por terem efeito acumulativo no organismo, demoram para serem descobertos e relacionados a complicações de saúde, mas estima-se que, em longo prazo, podem provocar doenças graves, como o câncer, por exemplo.

Agrotóxicos em morangos

DENIS LARKIN/SHUTTERSTOCK

Você provavelmente já ouviu dizer que o morango é um dos alimentos que mais recebem agrotóxicos. De fato, a fruta só perde para o pimentão em quantidade de pesticidas por ser muito frágil e sensível, exigindo um controle maior para combater as pragas. Além disso, os pequenos furinhos da parte externa ajudam a acumular os produtos químicos.

Apesar do alerta, não é preciso abandonar o consumo do morango, apenas saber da importância de higienizar muito bem a fruta para eliminar o máximo de veneno possível e não comprometer a saúde.

Como lavar morangos corretamente

MARIAN WEYO/SHUTTERSTOCK

A estrutura delicada do morango exige cuidados na hora da higienização. Comece lavando a fruta individualmente em água corrente, sem tirar o cabinho verde. Em seguida, pode deixar de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ou 1 colher de sopa de limão ou 1 colher de sopa de vinagre, por cerca de 20 minutos.

Depois de ficar de molho, retire os morangos da solução e volta a passar pela água corrente, deixando a fruta livre de pesticidas e pronta para o consumo. Vale lembrar que os talos devem ser retirados se os morangos forem aproveitados em até 5 dias. Evite armazenar a fruta cortada, mesmo na geladeira, para que ela não perca parte de seus nutrientes.

Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com

CONSULTÓRIO DO POVO, há anos promovendo saúde de qualidade a toda população de Belém. E cobrando apenas um preço justo por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário