segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ana Maria tira tumor: apresentadora fala abertamente TUDO sobre seu 3º câncer

por Redação bolsademulher.com

Anos depois de descobrir e tratar um câncer de pele e outro de intestino, a apresentadora Ana Maria Braga revelou no programa Mais Você desta segunda-feira (14) que descobriu, no último mês de setembro, um pequeno tumor no pulmão. Só agora a apresentadora se sentiu segura para falar sobre o que aconteceu. Confira a seguir.
Câncer de Ana Maria Braga

Ana Maria revelou ter retirado um pequeno tumor no pulmão em setembro deste ano. O câncer foi descoberto por acaso, durante exames feitos como preparação para uma rotina de exercícios físicos. A apresentadora contou também que fez uma cirurgia para retirar o tumor, que associa ao tabagismo, um hábito seu até então.

Confira o depoimento:

“[...] Aconteceu por acaso, eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. O câncer de pulmão você não detecta, não tem dor, não tem nenhum sintoma, por isso é tão difícil combatê-lo depois, pois quando você se dá conta que está com muita falta de ar, está com problema, já é tarde, porque o câncer já tomou todo seu tórax, com pleura, e tudo mais, as costelas...[...].

Mas eu tive a presença de um anjo da guarda na minha vida, chamado Bill, que é meu companheiro, que gosta muito de fazer ginástica e me cobra muito: 'vamos fazer ginástica'. E ele diz: 'tem que parar de fumar'. Mas ele dizia: 'para você pegar pesado e ter um batimento mais acelerado, você tem que fazer alguns exames' e eu faço exames de seis em seis meses por conta do meu câncer de intestino passado. E aí, ele tanto insistiu que eu marquei um exame. Eu fui lá e falei 'não vai dar nada' eu já havia feito exames há 5 meses. Fiz a tomografia, repetiram, quando saí, o médico me disse para ligar meu médico e falou que achou uma coisa pequena, de 6 milímetros, mas que era um início de um tumor cancerígeno.

Eu diria para vocês que ser anunciado pela terceira vez que você tem câncer, eu sei o que se passa quando se faz uma quimioterapia, uma radioterapia, eu fiquei 'estatizada'. Mas é um risco que toda pessoa que fuma tem e eu achei que estava imune.

Eu tinha tirado uma semana para passear e aproveitei e fui para a internação e me operei numa manhã de sexta feira.”


Tratamento

No mesmo programa, Ana Maria chamou o trio de médicos que a está tratando, os oncologistas Antonio Carlos Buzaid e Riad Naim Younes e a pneumologista Elnara. O oncologista Antonio Buzaid explicou que Ana Maria teve muita sorte por descobrir o tumor rápido. “O seu é tão pequeno e, por isso, a cura é tão mais alta. Se você esperasse ter sintomas, ele teria centímetros e centímetros e seria muito mais difícil de tratar. Hoje sua chance de cura é próxima de 100%”, contou.

Ana contou também que não precisou de quimioterapia e radioterapia e que em uma semana estava de volta ao trabalho.

Câncer de pulmão: o que é a doença

Existem vários tipos de câncer de pulmão, de maneira geral, existem dois grupos maiores: câncer de células não pequenas e câncer de células pequenas.

O primeiro grupo abrange os tipos mais comuns e possui três subtipos: carcinomas de células escamosas, adenocarcinomas e carcinomas de células grandes. O outro grupo, das células pequenas, contém os tipos mais raros e de comportamento agressivo.

Segundo informações do Hospital A. C. Camargo, instituição especializada no tratamento oncológico, depois de definido o tipo é necessário determinar a extensão do tumor, chamado de estadiamento. Conforme o estádio, o câncer de pulmão pode ser classificado em I, II, III ou IV. O tratamento é definido a partir do grupo e do estádio.

Causas

Na maioria dos casos o câncer de pulmão está diretamente ligado ao tabagismo, como foi o caso de Ana Maria Braga, mesmo em fumantes passivos. A inalação de agentes químicos, como radônio, amianto e arsênio, e de poeira e poluição também são fatores que podem desencadear a doença.
Sintomas

O câncer de pulmão é uma doença silenciosa e que só costuma apresentar sintomas quando está na fase avançada. Os principais sintomas da doença são semelhantes a sintomas de outros problemas respiratórios: tosse, falta de ar, dor no peito, chiado e presença de sangue no catarro.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: THINKSTOCK


Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário