terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Depilação perto de mucosas da vagina faz mal? Quais são os riscos?

por Jaqueline Rodrigues

Todos os pelos do corpo servem, de alguma maneira, como uma defesa para o organismo. Sendo assim, a depilação íntima e completa, que se aproxima ou acontece nos tecidos que se misturam à mucosa vaginal, deixa esta região mais exposta ao ambiente externo, aumentando, sim, a possibilidade de contaminações.
Os pelos do corpo fazem parte do sistema de defesa do organismo de qualquer ser vivo e funcionam como uma barreira física muito importante para impedir a invasão de agentes patogênicos. Porém, não há problema nenhum em optar pela retirada total dos pelos pubianos, vaginais e anais.

Entenda os riscos

A depilação intima com cera, no entanto, apresenta um alto risco de infecções devido às pequenas lesões que a pele pode sofrer, por sua sensibilidade nessa área mais delicada da região pubiana. Tenha em mente que para evitar essas infecções é necessário tomar certas precauções e manter a área limpa.

Ao optar por usar lâminas, lembre-se que pode também causar cortes na pele, um risco para diferentes infecções locais, como herpes. Para evitar incidentes ao máximo, use uma loção superlubrificante na região a ser depilada.

Já os cremes depilatórios, normalmente, são produtos químicos muito fortes que não devem tocar em hipótese alguma a área genital (os lábios e o interior da vagina), pois podem causar inflamações muito dolorosas, já que a pele da área é extremamente sensível.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens:THINKSTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário