segunda-feira, 2 de maio de 2016

4 tipos de dor no sexo - e o que cada um deles alerta sobre sua saúde

por Redação do site bolsa de mulher

VERABONSAI/SHUTTERSTOCK

Muitas mulheres sentem dores durante o sexo e se perguntam se isso é normal ou se indica algum problema com a saúde íntima. A resposta, segundo a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, de São Paulo, é que dor nenhuma durante a relação deve ser vista como algo “normal”. Diversas causas podem estar por trás dela e dá para se ter uma ideia de qual é o problema considerando o tipo e local da dor.

Tipos de dor durante a relação sexual

Dor causada por atrito durante o sexo

A ginecologista Flávia Fairbanks explica que a dor que ocorre durante a relação sexual provavelmente é causada pela falta de lubrificação, o que costuma significar que a mulher não está tão motivada a fazer sexo – ou ainda não está suficientemente preparada para a penetração. A falta de lubrificação aumenta o atrito entre o canal vaginal e o pênis, causando dor.

Caso esse problema seja recorrente, o ideal é procurar um ginecologista para avaliar qual é o motivo por trás da diminuição da lubrificação (pode ser a menopausa, por exemplo). Vale também reavaliar a relação, a libido e buscar ajuda profissional para tratar.

Ardência durante o sexo

Outra causa de dores durante a relação é a presença de alguma infecção, como a candidíase ou a vaginose, por exemplo. Nesse caso, a dor ocorre durante a penetração e causa uma sensação de ardência. Para resolver o problema, vá ao ginecologista: o médico irá investigar e tratar a origem da infecção.

Dor profunda
De acordo com a ginecologista, sentir uma “dor lá no fundo” durante a relação sexual pode ser sinal de doenças ginecológicas como miomas, endometriose ou cisto no ovário. Para ter certeza, é preciso ir ao médico e fazer exames.

THENAPUN/SHUTTERSTOCK
Alterações no útero, no endométrio e nos ovários devem ser diagnosticadas e tratadas adequadamente por um médico

Dor depois do sexo

Ficar com uma sensação dolorosa e de peso no baixo ventre, acompanhada por cólicas que duram até dois dias também pode ser sinal de doenças ginecológicas como a endometriose. Mais uma vez, a recomendação é buscar um especialista para investigar e tratar a causa.

Créditos: www.bolsademulher.com

CONSULTÓRIO DO POVO, há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade para todo população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário