sábado, 28 de novembro de 2015

Claudia Leitte vira polêmica por comentário infeliz sobre Lupus: entenda o erro dela

por Redação

Lúpus, diabetes, asma e distrofias são algumas das doenças crônicas que fazem parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A convivência com esses problemas não faz desses indivíduos diferentes ou estranhos. Contudo, a cantora Claudia Leitte usou a palavra "bizarro" durante a última exibição do programa The Voice Brasil, na Rede Globo, para descrever o Lúpus, doença de uma das candidatas do programa. Após a repercussão bastante negativa, nós te explicamos por que a cantora não deveria ter se referido à condição dessa maneira.
Comentário polêmico de Claudia Leitte sobre Lúpus

Na noite desta quinta-feira (26), o programa The Voice Brasil, transmitido pela Rede Globo, foi marcado por um comentário um tanto infeliz da cantora Claudia Leitte, uma das juradas da atração. Tudo começou quando outro jurado, Carlinhos Brown, revelou que uma das participantes do reality show é portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), uma doença autoimune:

“[...]Ela [Paula] tem lúpus. É uma coisa que, para quem canta, sente dores no corpo. Lady Gaga tem isso e várias pessoas no país [também tem].”

Em reposta ao comentário, Claudia Leitte fez uma intervenção que fez com que ela fosse bombardeada na internet:

“Selena Gomez também tem. Eu li uma matéria dela, ela falava que tinha e foi um transtorno ter muito jovem. E lúpus é, realmente, bem bizarro”.

Como (realmente) é ter lúpus

O que é o lúpus

Estatísticas apontam que uma em cada mil mulheres brasileiras tem lúpus, uma doença autoimune, inflamatória, crônica e sem causa específica, que faz com que os anticorpos do próprio organismo ataquem diferentes partes do corpo. A condição pode atingir pessoas de qualquer raça, sexo e idade.

O que sente quem tem a doença

A principal característica da doença são suas manifestações intercaladas: há períodos de surtos, em que os sintomas vêm à tona, seguidos de momentos de remissão, em que a doença se torna silenciosa.

Entre esses sintomas que surgem esporadicamente, estão: fraqueza, mal estar, fadiga, febre, perda de peso, lesões típicas na pele - principalmente do rosto -, inflamações em diferentes órgãos, queda de cabelo, dor articular e alterações das células do sangue (atacadas pelos anticorpos).


Quem tem a doença deve redobrar a proteção contra a luz solar, deixar de fumar, beber alcoólicos e evitar estresse, pois esses são alguns dos fatores que predispõem surtos. Também é recomendado manter alimentação balanceada e fazer exercícios físicos.

Os portadores de lúpus costumam ter uma vida praticamente normal, sendo necessária uma intensificação do tratamento nos momentos em que os sintomas se exacerbam e acompanhamento periódico com o reumatologista.

Tratamento

O tratamento do lúpus é feito com o objetivo de reequilibrar o sistema imunológico e diminuir a inflamação. São usados medicamentos imunomoduladores, analgésicos e anti-inflamatórios (corticoides e não-corticoides). Em alguns casos, também é feita uma terapia-alvo, tipo de quimioterapia que age especificamente na alteração causada pela doença. Em muitos casos. é necessária internação para receber o tratamento.

*Matéria publicada no dia 27/11/2015.
Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: THINKSTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário