quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Diabetes pode não dar sinais e detonar sua saúde; veja quando desconfiar da doença

por Redação do bolsa de mulher

Muita sede e vontade frequente de fazer xixi são dois dos sintomas mais comuns de diabetes, mas, em alguns casos, esses e outros sinais podem não aparecer e a doença acaba se instalando sem que você perceba. O principal problema é a demora em buscar tratamento, que pode trazer ainda mais prejuízos para a saúde.
Diabetes sem sintomas

A endocrinologista Suemi Marui, do Alta Excelência Diagnóstica, explica que a ausência de sintomas acontece nos casos em que a doença se instala lentamente e o corpo do paciente vai se adaptando ao excesso de glicose no sangue, sem trazer à tona os primeiros sintomas. A pessoa pode demorar anos até descobrir que tem a doença, o que acontece com o aparecimento de alguma complicação.

Entre as consequências da diabetes não tratada estão os problemas microvasculares, que causam retinopatia, nefropatia e neuropatia, e os macrovasculares, como infarto e AVC.

Como identificar a doença

O primeiro passo é estar atenta aos sinais que o corpo dá: sobrepeso, obesidade, ter alguém na família com diabetes ou que teve diabetes na gravidez são fatores que indicam uma maior predisposição à doença. Além disso, algumas doenças estão intimamente envolvidas com a diabetes, como a Síndrome do Ovário Policísticos.
De acordo com a especialista, outra maneira de descobrir a diabetes logo no começo é fazer exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Os principais testes para identificar a doença são a glicemia de jejum, a hemoglobina glicada e a curva glicêmica. “A glicemia em jejum costuma fazer parte dos exames de análises clínicas de rotina. Se houver alguma alteração, o médico pode solicitar exames complementares para confirmar o quadro”, explica.

Pré-diabetes X Diabetes assintomática

Os dois quadros podem ser confundidos, mas é importante entender que são doenças diferentes. No caso da diabetes que não tem sintomas, a pessoa já tem, de fato, a doença, apesar de não ter nenhum sintoma.

Já a pré-diabetes representa um risco alto de desenvolver diabetes somente visto pelos exames de sangue e é um alerta ao paciente para mudar seus hábitos e se prevenir, fazendo com que o risco de ficar diabético diminua nos próximos anos.

Créditos: Texto e imagem extraído do site www.bolsademulher.com

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário