segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cuidados com a alimentação na rua: nutricionista Andrea Santa Rosa dá dicas

por nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia


No verão, período em que muitas pessoas aproveitam para tirar férias e descansar, os lugares mais escolhidos são: praias, parques e cachoeiras, devido ao calor da estação. Quando pensamos nestes locais, sabemos que as opções para se alimentar não são as mais saudáveis, não é verdade? E logo já lembramos de delícias como, porções, espetinho de camarão, cachorro-quente, pastel, coxinha, queijo coalho, sorvetes. São tantas opções saborosas, que esquecemos do risco que corremos com esses alimentos. E, muitas vezes por não ter outras alternativas, as pessoas acabam aderindo às refeições vendidas na rua. Neste momento, é necessário tomar os cabíveis cuidados, pois a pressa do dia-a-dia nos leva a hábitos alimentares que podem colocar em risco a nossa saúde.

Ao comer em barracas na rua ou em vendedores ambulantes é preciso se ter em mente os cuidados da preparação e manipulação daquilo que vai direto para o seu estômago. Por isso, a importância dos cuidados na conservação e o risco de contaminação não devem ser ignorados, mesmo quando a fome estiver apertando. Muitas pessoas, por ignorar estes perigos, sofrem de intoxicação alimentar, principalmente no período do verão, com as altas temperaturas que tornam os alimentos ainda mais suscetíveis a estragarem rápido. A intoxicação acontece quando o alimento consumido não foi corretamente cozido ou higienizado. Os sintomas podem aparecer até três dias depois da ingestão, com dores fortes de barriga acompanhadas de vômito e diarreia. E essa situação pode acabar com as férias de qualquer um.

Portanto, verifique as condições de higiene do local antes de pensar em escolher qualquer alimento. Caso o ambiente não transmita confiança, tente outro local que tenha melhores condições higiênico-sanitárias, como quiosques, restaurantes que, apesar de talvez terem preços mais altos se comparados aos ambulantes, possuem uma segurança alimentar muito maior, o que faz uma grande diferença!


O Ministério da Saúde alerta aos turistas para que consumam apenas alimentos frescos, que possuam um baixo teor de gordura, açúcar e sal, que sejam limpos e guardados de forma adequada (principalmente os alimentos que precisam estar em ambientes refrigerados). Outra precaução é evitar alimentos crus ou malcozidos, principalmente os frutos do mar. Para o consumo na praia, são indicados alimentos que não estraguem com o calor e que possam ficar armazenados em caixas térmicas.

Outra dica muito bacana e o segredo para não estragar o passeio com a família ou amigos é planejar antecipadamente quais alimentos levar e como prepará-los ou armazená-los da maneira correta. Por isso, levar seus petiscos de casa pode ser uma boa opção, assim você não terá preocupação quanto às condições higiênico-sanitárias do alimento. Além disso, pode tornar seu passeio mais barato e mais saudável. E lembre-se de optar sempre por alimentos frescos e leves, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.


Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
Imagens: SHUTTERSTOCK

Consultório do Povo proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém e cobrando somente um preço justo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário