quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Quem você enxerga nessa imagem? Sua reposta pode indicar problema de visão

por Redação


Essa imagem é um clássico: trata-se de um retrato do físico Albert Einstein. Ou será uma foto da atriz Marilyn Monroe? Provavelmente você já sabe que as pessoas a enxergam de maneiras diferentes, mas e o porquê, você já descobriu? Revelamos exatamente qual é o mistério por trás dela e o que isso diz sobre sua saúde ocular.

Marylin Monroe ou Albert Einstein: quem está, de fato, na foto?

A “brincadeira” não é uma ilusão de ótica e tampouco uma característica dos pigmentos da retina, como o que causou a polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado, que deixou muita gente confusa no início de 2015.

Ela foi criada pela cientista Aude Oliva, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para detectar problemas de visão. De acordo com o canal do YouTube Asap Science, que explica fenômenos da ciência e da saúde difíceis de entender, a imagem é híbrida, o que quer dizer que ela une uma imagem de “baixa frequência espacial” e outra em “alta frequência espacial”.

Trocando em miúdos, uma imagem com alta frequência espacial tem muito contraste e você consegue ver os detalhes e a imagem com baixa frequência espacial é um borrão, onde você enxerga apenas os traços maiores.

Por que você vê Marylin ou Einstein


Quando você olha a imagem de perto, ou tem uma visão boa, você enxerga Einstein porque seus olhos são capazes de captar os detalhes, como as rugas ao redor de seus olhos. Mas quando você olha de longe, ou tem problemas de visão, você passa a ver menos detalhes, percebendo apenas os traços maiores, como o sorriso, o formato do rosto e o cabelo de Marylin Monroe.

Como dito, isso acontece porque a foto da atriz está em baixa frequência, ou seja, tem as formas maiores mais evidentes, e a do cientista está em baixa frequência, tem os detalhes mais visíveis.

Problemas de visão

Afaste-se da tela do computador. Se você continuar vendo Eintein, isso é um sinal de que sua visão é realmente muito boa. Mas se você vê Marylin desde o começo, é possível que você tenha miopia, alteração ocular causada pela dificuldade de ver de longe. Consulte um oftalmologista.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: REPRODUÇÃO/YOUTUBE/ASAPSCIENCE

Consultório do Povo, proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário