sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Mulher quase morre ao esquecer absorvente interno na vagina por 9 dias; entenda riscos

por Aline Pereira

[1]

A estudante britânica Emily Pankhurst ficou entre a vida e morte graças ao uso errado do absorvente interno. Ela acabou esquecendo o objeto dentro do corpo por mais de uma semana e desenvolveu uma doença rara, mas que poder ser mortal, associada a esse produto: a síndrome do choque tóxico.
Emily contou ao jornal inglês Daily Mail que os primeiros sintomas foram queda de pressão, inchaço na barriga e mal-estar, mas pensou serem consequência do período estressante que estava vivendo na faculdade.

Rapidamente os sintomas começaram a se agravar: Emily começou a sofrer com desmaios, manchas na pele e dificuldades para falar. A mãe da estudante decidiu levá-la ao hospital, mas os exames não conseguiram detectar a causa.

[2]

“Perder” absorvente interno: como aconteceu?

Como estava sangrando muito, Emily decidiu introduzir um dedo na vagina para tentar "sentir" o que estava errado: foi quando encontrou o absorvente. Na correria do dia a dia, ela se esqueceu de que estava usando um tampão e colocou outro por cima.

"Se não fosse a cordinha, não daria nem para identificar o que era aquele objeto. Foi horrível, estava completamente preto. Joguei na privada e tive vontade de vomitar", disse ao jornal.

Síndrome do choque tóxico

Os sintomas continuaram piorando, mesmo após a remoção do absorvente. Emily foi internada em uma UTI e diagnosticada com uma infecção grave, a síndrome do choque tóxico, que poderia ter sido fatal se demorasse mais paraser descoberta.

A doença está relacionada principalmente ao uso prolongado do absorvente interno, que favorece a multiplicação da bactéria Staphylococcus aureus. "A bactéria normalmente já existe no corpo da mulher. No entanto, quando ocorre sua proliferação intensa, são produzidas toxinas em excesso, que causam a síndrome do choque tóxico", explica a ginecologista Rita Oliveira da Silva, da clínica Rezende (SP).

[3]

Créditos: Texto extraído do site www.bolsademulher.com
Imagens: [2] CLUBFOTO/ISTOCK [3]SATIRUS/ISTOCK

Consultório do Povo há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário