quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

É verdade que chocolate pode dar pedra no rim? Entenda a relação entre os dois

por Paulo Nobuo


Conhecido pelas fortes e intensas dores, o cálculo renal, popularmente chamado de pedras nos rins, é uma doença bastante comum, causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Estima-se que entre 5% e 12% da população brasileira sofra da doença, sendo que os homens entre 20 a 40 anos de idade são os mais atingidos. A taxa de reincidência do cálculo renal é bastante alta (de 80 a 100%), e, em metade dos casos, existe histórico da doença na família.
O baixo consumo de água, ou seja, desidratação do corpo é um dos principais causadores das pedras nos rins, além da alimentação, que exerce papel fundamental na hora de evitar o problema. Comidas ricas em sódio ou ingestão exagerada de proteínas são fatores de risco e, acredite, até mesmo o chocolate é capaz de provocar a doença.

A relação entre o doce e a condição se dá pela ingestão de um elemento chamado oxalato que, em excesso, pode se transformar em pedras nos rins, causando as dores e os incômodos típicos da doença. O chocolate pode piorar as condições do cálculo renal justamente por conter o oxalato em sua composição.


Vale lembrar ainda que, além do chocolate, espinafre, beterraba e algumas oleaginosas também são exemplos de alimentos ricos na substância e merecem atenção caso a pessoa apresente um quadro de pedras nos rins.

Além da dor aguda, a pedra nos rins está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas bastante frequentes, como a hipertensão arterial, o diabetes, a síndrome metabólica, doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio e a insuficiência renal crônica, que pode levar à perda dos rins.

Créditos: www.bolsademulher.com Imagens: REFAT/SHUTTERSTOCK

Consultório do povo, há mais de 15 anos proporcionando saúde de qualidade a toda população de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário